São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Por que o acordo com o FMI é importante

DA REPORTAGEM LOCAL

O novo acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional) é importante tanto para o governo federal quanto para as empresas brasileiras.
O forte apoio recebido pela instituição deverá ajudar a mudar o mau humor do mercado internacional em relação ao Brasil. No curto prazo, isso beneficiará principalmente as empresas que não conseguiam renovar financiamentos no exterior.
Com o aumento significativo do poder de intervenção do Banco Central no mercado de câmbio, o dólar tende a recuar. Isso também ajudará empresas que estavam sofrendo restrição de crédito até no mercado doméstico, já que a oferta de dólares agora deve aumentar.
As linhas de crédito a exportadores também devem ser retomadas agora.
No ano que vem, a polpuda ajuda do FMI representará um grande alívio para as contas públicas. Sem dúvida, ajudará o próximo governo a cobrir parte de sua necessidade de financiamento em 2003, estimada hoje em US$ 43 bilhões. Se o dólar recuar e o BC for coerente com o seu comportamento recente, poderá cortar novamente os juros, já que a inflação projetada para 2003 deverá continuar abaixo da meta de 4%. Isso tudo ajudaria a impulsionar a retomada do crescimento econômico.



Texto Anterior: Acordo com BID e Bird pode elevar pacote
Próximo Texto: Leia íntegra da nota do FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.