São Paulo, quinta-feira, 08 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uruguai enfrenta 7ª greve geral neste ano

DE BUENOS AIRES

O governo uruguaio enfrentou ontem a sétima greve geral do ano. Dessa vez, os grevistas protestaram contra a reforma do sistema financeiro aprovada pelo Congresso no último fim de semana e também pediram a renúncia do presidente Jorge Batlle.
A adesão à greve de 14 horas foi grande na capital, Montevidéu, que ficou paralisada desde as 10h. Não funcionaram os transportes urbanos (ônibus e trens), as repartições públicas, as escolas e parte das empresas privadas.
Os funcionários dos hospitais também aderiram ao movimento e só atenderam emergências. Já os bancários fecharam as portas das agências, mas abasteceram os caixas automáticos.
A Aebu (Associação de Empregados Bancários do Uruguai) discutiu a realização de uma nova paralisação por tempo indeterminado. Os bancários acreditam que o confisco de parte dos recursos depositados em bancos estatais e a suspensão de quatro instituições pelo Banco Central vão desempregar 2.500 pessoas.
No centro de Montevidéu, uma manifestação organizada pela central sindical PIT-CNT reuniu 2.500 pessoas pela manhã. O secretário-executivo da central, Juan Castillo, disse que o presidente Batlle deveria "aceitar o fracasso" e reconhecer que "não pode mais seguir comprometendo o futuro do país".
Em discurso, ele também criticou a rapidez do Congresso para aprovar um projeto pedido pelo FMI -o da reforma do sistema bancário, votado em regime de urgência na Câmara e no Senado neste fim de semana- enquanto "para tomar medidas que solucionem o desemprego eles não são tão rápidos".
O governo tentou conter uma onda de boatos de que as restrições bancárias impostas para o saque de aplicações financeiras nos bancos públicos poderiam incluir o setor privado.
Dois dias após receber o empréstimo-ponte de US$ 1,5 bilhão do Tesouro dos Estados Unidos, o BID anunciou ontem que vai liberar US$ 500 milhões ao país para financiar programas sociais. (JS)


Texto Anterior: Manifestantes jogam ovo no carro de O'Neill
Próximo Texto: Transe internacional: Recessão nos EUA não acabou, diz comitê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.