UOL


São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRE CONCORRÊNCIA

SDE investiga suspeita de que empresas teriam lista única de estabelecimentos para prestar serviços a clientes

Seguradoras são acusadas de impor oficina

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A SDE (Secretaria de Direito Econômico), ligada ao Ministério da Justiça, vai investigar a suspeita de que um grupo de seguradoras de automóveis estaria impondo a seus clientes uma lista única de oficinas autorizadas a prestar serviços. A prática seria classificada como conduta anticoncorrencial.
A denúncia foi feita à SDE pela Abrive (Associação dos Reparadores de Veículos). Segundo a associação, esse grupo de 19 seguradoras não só estaria elaborando, conjuntamente, a lista de oficinas credenciadas como também teria estabelecido uma espécie de "lista negra", que conteria os nomes das oficinas que seriam incapazes de atender os segurados.
Como consequência, afirma a Abrive, essas seguradoras estariam impondo uma tabela única com valores repassados às oficinas pelos serviços prestados aos segurados.
A SDE encaminhou ainda ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) a denúncia de que as seguradoras estariam exigindo das oficinas credenciadas a utilização de peças usadas ou roubadas no reparo dos veículos.

Outro lado
A Folha procurou a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização) no início da noite de ontem, mas foi informada, pela telefonista da instituição, que ninguém poderia atender o telefonema naquele horário.


Lista das empresas investigadas pela SDE: AGF Brasil Seguros S.A., Marítima Cia. de Seguros Gerais, Finasa Seguradora S.A., General Accident Cia. de Seguros, Generalli do Brasil Cia. Nacional de Seguros, J. Malucelli Seguradora S.A., Cia. de Seguros Minas Brasil, Nacional Cia. de Seguros, Novo Hamburgo Cia. de Seguros Gerais, Cia. Paulista de Seguros, Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais, UAP Seguros Brasil S.A., Cia. União Seguros Gerais, Itaú, Vera Cruz Seguradora S.A., Unibanco, Bradesco, Real e Sul América.


Texto Anterior: Vizinho em crise: Lavagna diz que reunião com Snow foi "positiva"
Próximo Texto: Infra-estrutura: Fundos de pensão estatais admitem financiar obras
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.