São Paulo, sábado, 08 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SIDERURGIA

CSN espera operar perto da capacidade total no 2º semestre

DA REUTERS

A CSN espera um aumento de 51% nas vendas de aço no segundo semestre na comparação com o primeiro deste ano. Se confirmado, o volume aproximará a empresa de sua capacidade máxima de produção, em meio ao movimento de recuperação no setor siderúrgico.
Em teleconferência, o diretor comercial da CSN, Luis Fernando Martinez, informou que espera vender cerca de 1,2 milhão de toneladas de aço no atual trimestre e volume semelhante nos três últimos meses de 2009. Anualizado, esse volume representa quase a capacidade máxima de produção da empresa, de 5 milhões de toneladas.
As expectativas da empresa decorrem de uma retomada do mercado interno consumidor de aço e do início de melhora no exterior.
A CSN registrou vendas de 1,59 milhão de toneladas no primeiro semestre deste ano, com o volume do segundo trimestre crescendo 47% sobre o primeiro trimestre. Ainda assim, quando comparado aos seis primeiros meses de 2008, houve queda superior a 40% nas vendas.
A siderúrgica divulgou anteontem lucro de R$ 335 milhões nos três meses até junho, queda de 68% sobre 2008. Segundo Martinez, os preços médios de aço atingiram o fundo do poço no período, e devem subir.

Ferro
Em minério de ferro, que tem importante participação nos negócios da companhia, a CSN espera vendas de 25 milhões de toneladas em 2009, ante 18,2 milhões de toneladas no ano passado. A expectativa para 2010 é elevar as vendas em 40%.
"A perspectiva para o segundo semestre é excelente. A demanda tem sido muito superior à que podemos atender. Isso indica mudança na tendência de precificação de minério de ferro para 2010", afirmou Martinez.


Texto Anterior: Depois de tombo, emprego industrial ensaia recuperação
Próximo Texto: Aviação: Gol tem maior ocupação desde compra da Varig
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.