São Paulo, sábado, 8 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação faz Vietnã desvalorizar moeda

das agências internacionais

O banco central do Vietnã decidiu ontem alterar a banda de variação do dong, moeda local, o que, na prática, significou uma queda de 7% em sua cotação. A medida tem como objetivo incentivar as exportações do país.
Assim, o país cedeu a pressões internas e externas para desvalorizar sua moeda e aumentar a competitividade de suas exportações em relação aos países vizinhos, como Indonésia e Malásia, cujas moedas foram fortemente atingidas pela crise asiática.
A chamada taxa fixa, cotação oficial do dong, foi derrubada de 12,998 por dólar para 11,814, uma queda de cerca de 10%. Por outro lado, a margem de flutuação foi reduzida de 10% para 7% acima ou abaixo desse valor.
Como o dong vinha sendo negociado a um valor mais próximo do teto, segundo banqueiros estrangeiros que atuam na região, a desvalorização efetiva foi de 7%.
Desde o início da crise asiática, em julho de 97, a moeda vietnamita teve uma queda de 15%.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.