São Paulo, sábado, 8 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iene cai após premiê negar novos planos

das agências internacionais

O iene japonês teve desvalorização ontem em relação ao dólar norte-americano e chegou ao seu nível mais baixo nas últimas semanas depois da queda das moedas asiáticas ontem e de o primeiro-ministro, Keizo Obuchi, afirmar que não tinha novos planos para reativar a economia local.
Em Nova York (EUA), o iene chegou a ser cotado a 146,25 por dólar, o valor mais baixo desde o recorde de 146,78 de 16 de junho, um dia antes de o governo dos EUA e do Japão realizarem uma intervenção para conter a queda da moeda japonesa.
"Há uma crescente especulação sobre uma possível desvalorização do yuan, e o discurso de Obuchi foi desapontador", afirmou Chris Melendez, operador do Sanwa Bank em Los Angeles (EUA).
Analistas consideraram ontem que Obuchi pôs todo o seu peso político em risco ao afirmar em discurso no Parlamento que o seu futuro como chefe de governo estava relacionado ao saneamento da economia.
"Para reativar a economia, precisamos resolver primeiro de maneira drástica o problema dos créditos duvidosos concedidos pelas instituições financeiras", afirmou Obuchi.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.