São Paulo, Quarta-feira, 08 de Setembro de 1999
Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Há algo de estranho...
O preço das ações da Confab está chamando a atenção de analistas. Contrariando a expectativa de recuperação depois da venda da empresa para o grupo argentino Siderca, as ações caíram mais de 23% desde a concretização do negócio. Há todo tipo de especulação no mercado.

...no reino das tubulações
Relatório recente do banco Fator recomenda compra das ações da Confab porque o papel está muito barato e a empresa tem potencial para crescer. Mas alerta que a falta de transparência na determinação do preço pago pela Siderca aumenta o risco do papel.

Polêmica 1
Renato Fonseca (CNI) e Fernando Ribeiro (Funcex) não concordam com as críticas de que a sobrevalorização do real e a abertura comercial arrasaram o parque industrial do país, enfraquecendo as exportações.

Polêmica 2
Os dois economistas reconhecem que nem todos os setores se ajustaram, mas rebatem a tese da "destruição". No caso das autopeças, exemplifica Ribeiro, houve mais especialização, num processo natural, o que pode ser confundido com desindustrialização.

Dinheiro para a habitação
Nos países desenvolvidos, mais de 60% dos imóveis são financiados, ou quatro vezes o percentual da América Latina, Ásia e África. Bertrand Renaud, do Banco Mundial, falará sobre a relação entre instabilidade econômica e financiamento habitacional no Congresso de Crédito Imobiliário, em outubro, no Rio.

Ética vale a pena
Pesquisa da editora Quantum e da In Pesquisa & Marketing, de Curitiba (PR), revela que 87,5% dos profissionais de vendas ouvidos já receberam proposta antiética e 18% aceitaram. Para 96%, condutas éticas ajudam na realização de negócios.

Automóveis em baixa 1
Se o acordo automotivo não fosse renovado, a produção cairia até 25% em comparação a 98. Com o acordo, a produção deverá ser até 14% inferior à de 98, segundo a consultoria Lafis. As vendas devem ser até 12% menores que em 98, com o acordo.

Automóveis em baixa 2
Já para as exportações não é esperada reação. Mesmo com a máxi, a Lafis prevê queda de 40% em razão da crise Argentina, o maior parceiro comercial do Brasil no setor. Em compensação, as importações devem cair 30%.

Questão estratégica
Assuntos de Internet deixarão de ser tratados junto com outros canais eletrônicos, no Unibanco. Haverá uma diretoria específica, ligada à presidência do banco.

Dívida limitada
Levantamento da Federação do Comércio de SP indica que 44,1% dos lojistas recebem pagamentos à vista, 18,2%, cartão de crédito, e 32,9%, cheque pré-datado. Para a maioria dos comerciantes da região metropolitana de São Paulo (56,9%), os consumidores continuarão comprando à vista.

Critério questionável
Consumir pouca energia elétrica não é um bom indicador de nível de renda, pelo menos na cidade de São Paulo. Segundo a Eletropaulo Metropolitana, por consumir pouco, os proprietários de flats se beneficiam da tarifa reduzida da baixa renda. A empresa quer novos critérios que definam quem é de fato baixa renda.


E-mail: painelsa@uol.com.br



Próximo Texto: Gás de cozinha: Novo mercado de GLP recebe críticas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.