São Paulo, sexta-feira, 08 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFTOSA

Sete Quedas está perto de foco

UE barra importação de carne de cidade do MS

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O Comitê de Cadeia Alimentar e Saúde Animal da União Européia suspendeu ontem por tempo indeterminado a importação de carne bovina produzida em Sete Quedas (MS), cidade na fronteira com o Paraguai a 580 km ao sul de Campo Grande.
A medida foi tomada em decorrência da confirmação de um foco de aftosa na semana passada no país vizinho, a 20 km da fronteira seca com Sete Quedas. Por causa da proximidade, o município está dentro da zona de vigilância sanitária, delimitada por um raio de 25 km da fazenda onde foi encontrado o foco da doença. O Brasil não registra casos da doença há mais de um ano.
O ministro Marcus Pratini de Moraes (Agricultura) afirmou que "a medida demonstra o crescente sentimento protecionista por parte da Europa".
Para o governo de Mato Grosso do Sul, a proibição terá pouco impacto econômico. O município de Sete Quedas tem apenas 100 mil das mais de 23 milhões de cabeças do Estado, que tem o maior rebanho do país. Também não há nenhum frigorífico na cidade.
Desde 23 de setembro, quando já havia a suspeita do foco de aftosa na região, o Brasil havia proibido o trânsito de animais (bovinos, suínos, caprinos e bubalinos), seus produtos e subprodutos entre os dois países.


Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Mais de 5.000 vão às ruas por "pão e trabalho"
Próximo Texto: Energia: Lucro da Petrobras cai 25%, para R$ 5,3 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.