São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Executivas tentam equilibrar família e trabalho

DA REPORTAGEM LOCAL

As mulheres que conseguiram alcançar a presidência de grandes empresas e as que estão quase lá defendem que é possível, sim, conciliar a vida profissional e a pessoal, mas não sem sacrifícios.
"Já aconteceu de ter que deixar criança em casa com febre porque eu tinha que ir para o trabalho", conta a engenheira Maria das Graças Silva Foster, diretora de gás e energia da Petrobras. Antes, ela foi presidente da BR Distribuidora, a segunda no ranking da "Melhores & Maiores". "Fora da empresa, no entanto, me dedico totalmente aos meus filhos."
O segredo, ensina Dagmar Brum, 46, diretora de vendas da Avon, é ter uma boa equipe para ajudar nas tarefas domésticas e o apoio do marido. "Brinco com ele que por trás de uma grande mulher sempre há um grande homem", afirma ela, que tem uma filha de 11 anos.
Luciana Medeiros von Adamek, 36, diretora da área de consultoria da PricewaterhouseCoopers e coordenadora do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) Mulher, concorda. "É fundamental que o companheiro compreenda a dinâmica do seu trabalho." Adamek é casada há 11 anos e tem dois filhos pequenos, os quais faz questão de levar à escola todos os dias. Na sua opinião, aos poucos as mulheres têm alcançado os postos mais altos nas organizações, mesmo no setor financeiro.
Liliana Aufiero, 64, presidente da Lupo, diz achar que é "apenas questão de tempo" que haja maior igualdade entre homens e mulheres no topo da hierarquia. "Eu, por exemplo, por dois anos fui a única estudante do sexo feminino na graduação de engenharia em São Carlos. Hoje, as alunas se destacam tanto quanto eles no curso e no mercado de trabalho."
Para Foster, a ascensão está diretamente ligada ao esforço individual. "É preciso estar disponível para o trabalho, ter talento, e, acima de tudo, acumular conhecimento, buscar ler, se informar ao máximo."

Texto Anterior: Mulheres estão empreendendo mais a cada ano
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.