São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2000

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PANORÂMICA

SEM AGROTÓXICO

Supermercados vendem alimentos orgânicos com a marca Greenpeace

O Greenpeace está usando a força da sua "marca" no mundo para incentivar a produção de mercadorias ecologicamente corretas. No Brasil, pelo menos dois produtos alimentícios -o açúcar Zuki e o café Ituano- licenciados pela ONG chegaram às prateleiras de grandes redes de supermercados brasileiros.
Para emprestar seu nome aos produtos, o Greenpeace exige que eles sejam produzidos de forma ecologicamente correta, sem agredir o meio ambiente.
No Brasil, a ONG já tem 100 produtos licenciados. Na próxima semana, a EcoLínea, empresa criada para assessorar os produtores de alimentos orgânicos, lançará 16 produtos, todos com a marca do Greenpeace. Os alimentos orgânicos são produzidos sem a utilização de agrotóxicos ou produtos químicos.
Para ter a licença, os produtores precisam de certificação de organismos reconhecidos internacionalmente e do aval da empresa de consultoria Todaba, que as concede no Brasil.
Segundo Samy Minasce, da Todaba, o principal objetivo da ONG é incentivar a produção desses produtos no mundo.
Para conceder a licença a Todaba cobra uma taxa que varia em torno de 7% do preço do produto. Dos recursos arrecadados, 2/3 são revertidos para as atividades dos ambientalistas do Greenpeace.


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