São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2000 |
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PANORÂMICA SEM AGROTÓXICO Supermercados vendem alimentos orgânicos com a marca Greenpeace O Greenpeace está usando a força da sua "marca" no mundo para incentivar a produção de mercadorias ecologicamente corretas. No Brasil, pelo menos dois produtos alimentícios -o açúcar Zuki e o café Ituano- licenciados pela ONG chegaram às prateleiras de grandes redes de supermercados brasileiros. Para emprestar seu nome aos produtos, o Greenpeace exige que eles sejam produzidos de forma ecologicamente correta, sem agredir o meio ambiente. No Brasil, a ONG já tem 100 produtos licenciados. Na próxima semana, a EcoLínea, empresa criada para assessorar os produtores de alimentos orgânicos, lançará 16 produtos, todos com a marca do Greenpeace. Os alimentos orgânicos são produzidos sem a utilização de agrotóxicos ou produtos químicos. Para ter a licença, os produtores precisam de certificação de organismos reconhecidos internacionalmente e do aval da empresa de consultoria Todaba, que as concede no Brasil. Segundo Samy Minasce, da Todaba, o principal objetivo da ONG é incentivar a produção desses produtos no mundo. Para conceder a licença a Todaba cobra uma taxa que varia em torno de 7% do preço do produto. Dos recursos arrecadados, 2/3 são revertidos para as atividades dos ambientalistas do Greenpeace. Texto Anterior: Comércio: Varejo corta juros para as vendas de Natal Próximo Texto: Telefonia: Novo celular provoca corrida de indústrias para nacionalizar equipamentos Índice |
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