São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA

Novo celular provoca corrida de indústrias para nacionalizar equipamentos

Os leilões das novas licenças para a telefonia celular, programados para o primeiro trimestre do ano que vem, provocam uma corrida entre as indústrias de telecomunicações para a produção de equipamentos de tecnologia européia no país.
As indústrias avaliam que a construção de três novas redes nacionais de telefonia celular (bandas C, D e E) deve movimentar cerca de R$ 15 bilhões em equipamentos e serviços.
A corrida começa pela produção dos sistemas de infra-estrutura, que precisarão estar disponíveis assim que forem anunciados os vencedores do primeiro leilão, o da banda C, no final de janeiro.
Ontem, a direção da Nokia anunciou que vai instalar no Brasil sua quinta fábrica mundial de estações de transmissão, as chamadas ERBs.
Horas depois do anúncio da Nokia, a empresa norte-americana Lucent Technologies informou que também está preparada para iniciar a produção desses equipamentos assim que forem conhecidos os vencedores do leilão.
O mesmo movimento ocorre nas demais multinacionais do setor, como Alcatel, Ericsson, Siemens e Motorola.
A Alcatel, segundo informações obtidas pela Folha, deve investir R$ 80 milhões no projeto para novas nadas.


Texto Anterior: Panorâmica - Sem agrotóxico: Supermercados vendem alimentos orgânicos com a marca Greenpeace
Próximo Texto: Siderúrgicas: Petrobras vai vender gás natural barato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.