São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE AÉREA

Mercado de aviação deve crescer apenas 6% em 2002, dizem especialistas
O mercado doméstico de aviação deve crescer neste ano cerca de 6%, percentual bem abaixo dos 9,1% de 2001, segundo estimativas realizadas ontem por especialistas do setor. Dois fatores contribuirão muito para a menor expansão: a saída da Transbrasil do mercado, fato considerado praticamente certo pelos analistas, e a perda do efeito positivo da entrada da Gol.
"A Gol iniciou suas operações justamente em 2001, o que contribui para o aumento expressivo nas vendas de passagens. Em 2002, porém, o mercado já terá incorporado boa parte do impacto no aumento de ofertas de assentos", avaliou o consultor Marcelo Martinelli.
As companhias aéreas brasileiras transportaram 26,5 milhões de passageiros em viagens domésticas em 2001, segundo dados do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas). A expansão de 9,1% foi uma exceção na tradição do setor, que geralmente apresenta um crescimento equivalente ao dobro do desempenho do Produto Interno Bruto (a economia do país cresceu cerca de 2,2% no ano passado, segundo o governo).
Para 2002, deve haver uma normalização parcial das "regras" de expansão do mercado. Mas as vendas de passagens internacionais devem registrar uma expansão de 3%. Resultado pouco expressivo, diante da queda de 6% registrada em 2001. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Compras: Setor de shoppings cresce mais de 4% em 2001; São Paulo é a principal praça
Próximo Texto: Fraude: Justiça descobre desvio no INSS de Sergipe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.