São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2002

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PANORÂMICA

COMPRAS

Setor de shoppings cresce mais de 4% em 2001; São Paulo é a principal praça
O setor de shoppings cresceu 4,15% no país em 2001 em relação ao ano anterior, quando o faturamento atingiu R$ 39,6 bilhões. A expansão é menor do que a apurada em 2000, quando o setor cresceu 7%, informa a Alshop (Associação dos Lojistas de Shoppings).
E também bem inferior àquela informada por alguns shoppings no mês passado.
Em dezembro, os shoppings da capital paulista, informaram que cresceram até 35% em 2001 em relação ao ano anterior. O Iguatemi deve registrar expansão de até 12%. O shopping Penha cresceu 8%. Essas informações não são da Alshop, que apura dados nacionais. Elas partem dos administradores dos centros de compra.
Segundo dados da Alshop apresentados ontem, há 542 shoppings no país, contra 530 no ano passado. Desse total 345 são tradicionais, contra 338 no ano anterior.
Houve redução no total de outlets (lojas de desconto) no Brasil e no total de shoppings de atacado. Os temáticos (que exploram um único segmento) cresceram, porém: eram 48 em 2000 e são hoje 56.
A região Sudeste concentrou a maioria dos novos investimentos do setor. O Estado de São Paulo mantém a liderança, com 34,4% dos empreendimentos implantados no país. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 12,6% (AM)


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