São Paulo, sexta-feira, 09 de janeiro de 2004

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AVIAÇÃO

Motivo é a retração da oferta

Aumenta a ocupação nos vôos domésticos

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A ocupação no mercado doméstico de aviação cresceu 5,3% em 2003, ano de oferta controlada pelo governo e compartilhamento de vôos entre Varig e TAM.
A quantidade de passageiros transportados, 25,12 milhões durante o ano passado, caiu 6% em relação a 2002, mas o total de assentos ofertados teve queda bem maior: 11%, segundo o DAC (Departamento de Aviação Civil).
Por conta dessa retração na oferta, a ocupação média dos vôos domésticos em 2003 foi de 60%, ante 57% em 2002.
A quantidade de assentos diminuiu por duas razões. Em primeiro lugar, desde o início do ano passado, o Ministério da Defesa adotou medidas para restringir a oferta de vôos, já que a avaliação é de que o mercado está saturado.
Além disso, Varig e TAM -que protagonizam um cambaleante processo de fusão- compartilham vôos desde março de 2003.
As duas perderam participação de mercado em 2003 -a Varig, ainda na liderança, ficou com 33,67%, e a TAM, com 33,11%, ante 39,26% e 34,94%, respectivamente, no ano retrasado.
O mercado melhorou resultados operacionais com essa redução da oferta. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o prejuízo líquido da Varig foi de R$ 533,462 milhões, queda de 74% ante janeiro a setembro de 2002. A TAM, por sua vez, teve um lucro de R$ 87,7 milhões.
A Vasp também perdeu participação de mercado, de 12,66% no ano retrasado para para 12,24% no ano passado.
Esses percentuais de "market share" perdidos por Varig, TAM e Vasp foram para a Gol, a única grande companhia aérea a aumentar sua participação: de 11,80% em 2002 para 19,24% no ano passado. A companhia ultrapassou a Vasp em 2003, ficando com o terceiro lugar.
A ocupação nos vôos internacionais, cuja oferta foi reduzida em 6,9%, aumentou, de 70% em 2002 para 75% no ano passado.


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