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AVIAÇÃO
Motivo é a retração da oferta
Aumenta a ocupação nos vôos domésticos
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
A ocupação no mercado doméstico de aviação cresceu 5,3%
em 2003, ano de oferta controlada
pelo governo e compartilhamento de vôos entre Varig e TAM.
A quantidade de passageiros
transportados, 25,12 milhões durante o ano passado, caiu 6% em
relação a 2002, mas o total de assentos ofertados teve queda bem
maior: 11%, segundo o DAC (Departamento de Aviação Civil).
Por conta dessa retração na
oferta, a ocupação média dos
vôos domésticos em 2003 foi de
60%, ante 57% em 2002.
A quantidade de assentos diminuiu por duas razões. Em primeiro lugar, desde o início do ano
passado, o Ministério da Defesa
adotou medidas para restringir a
oferta de vôos, já que a avaliação é
de que o mercado está saturado.
Além disso, Varig e TAM -que
protagonizam um cambaleante
processo de fusão- compartilham vôos desde março de 2003.
As duas perderam participação
de mercado em 2003 -a Varig,
ainda na liderança, ficou com
33,67%, e a TAM, com 33,11%, ante 39,26% e 34,94%, respectivamente, no ano retrasado.
O mercado melhorou resultados operacionais com essa redução da oferta. No acumulado dos
nove primeiros meses do ano, o
prejuízo líquido da Varig foi de
R$ 533,462 milhões, queda de
74% ante janeiro a setembro de
2002. A TAM, por sua vez, teve
um lucro de R$ 87,7 milhões.
A Vasp também perdeu participação de mercado, de 12,66% no
ano retrasado para para 12,24%
no ano passado.
Esses percentuais de "market
share" perdidos por Varig, TAM e
Vasp foram para a Gol, a única
grande companhia aérea a aumentar sua participação: de
11,80% em 2002 para 19,24% no
ano passado. A companhia ultrapassou a Vasp em 2003, ficando
com o terceiro lugar.
A ocupação nos vôos internacionais, cuja oferta foi reduzida
em 6,9%, aumentou, de 70% em
2002 para 75% no ano passado.
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