São Paulo, sábado, 09 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRÊNCIA

SDE pede a condenação de associação de criadores de aves

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A SDE (Secretaria de Direito Econômico) enviou ao Cade (conselho de defesa econômica) parecer pedindo a condenação da União Brasileira de Avicultura (UBA) e de seu presidente, Ariel Antonio Mendes.
O órgão acusa a UBA de influenciar os criadores de aves para formação de cartel. A conduta concertada entre os concorrentes levaria à eliminação da competição e ao aumento arbitrário de lucros.
As investigações tiveram início a partir de reportagens publicadas entre o final de 2008 e o início de 2009. De acordo com elas, a entidade teria sugerido a seus filiados que reduzissem em 20% a produção de frango no país para evitar queda de preços. Segundo a SDE, após a orientação, a produção de frango caiu 12% em novembro.
Em nota, a UBA afirma estar "acompanhando o processo e que vem tomando as providências necessárias para esclarecer a questão às autoridades" e diz estar "confiante em relação à plena conformidade de suas atividades com a lei e comprometida com a manutenção da competitividade do setor".


Texto Anterior: Produção: Indústria de três Estados já recupera perdas após a crise
Próximo Texto: EUA surpreendem e voltam a fechar vagas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.