São Paulo, sábado, 09 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Contração pode trazer surpresas positivas

FLOYD NORRIS
DO "NEW YORK TIMES"

No final de 1999, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos estimou o total de postos de trabalho do setor privado no país em 110 milhões. O número para o final de 2009, anunciado ontem e sujeito a numerosas revisões antes que cheguemos ao total final, foi de 108,4 milhões.
Isso representa um declínio de 1,4%. No mesmo período, a população cresceu 9,8%.
Desde a Segunda Guerra Mundial, jamais houve um período de dez anos que se encerrasse com uma redução no número de postos de trabalho do setor privado, mas a década em questão foi especialmente ruim. O boom dos anos 90 estava acabando, e os empregadores do país estavam desesperados por mão de obra. (Lembro-me de um artigo do "Wall Street Journal" que falava sobre um empresário que havia criado uma companhia cujo trabalho era ajudar empresas a encontrar ex-prisioneiros para contratar e estava se saindo bem.)
A década entre 2000 e 2009 se encerrou exatamente no ponto mais baixo de um ciclo de emprego, depois da pior recessão, em termos de declínio no nível de emprego, desde a Grande Depressão.
Durante a década de 90, o número de empregos do setor privado cresceu 21,2%, superando largamente os 13,1% de crescimento da população. (O emprego total, incluindo os públicos, subiu 0,3% ao longo dos dez últimos anos. O total foi de 130,5 milhões a 130,9 milhões de postos de trabalho.)
A dimensão da queda é um dos motivos para que exista tanta discussão sobre uma nova recessão ou uma recuperação com baixa criação de emprego. Mas na verdade deve acontecer o oposto.
Da mesma maneira que o boom dos anos 90 semeou futuras decepções, a contração dos anos 2000 pode estar abrindo o caminho para surpresas positivas.
É provável que muitas empresas tenham cortado demais os seus quadros de funcionários, especialmente no começo deste ano, e estejam chegando perto de um momento em que será necessário começar a repor pessoal mesmo que o nível de demanda seja baixo.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: EUA surpreendem e voltam a fechar vagas
Próximo Texto: Desemprego avança para 10% na zona do euro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.