São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negroponte vê avanço do Brasil em software

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Professor do mais conceituado laboratório de mídia do mundo, o do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês), Nicholas Negroponte disse em entrevista à Folha que os jornais em papel vão acabar e que o Brasil é uma das principais forças do mundo na produção de programas de computador de código aberto.
O professor, no entanto, não vê na internet o substituto dos jornais, mas sim num outro meio. Segundo Negroponte, o jornal eletrônico (em computador, mas maleável como os atuais, só que feito de outro material, não papel) poderia estar pronto em menos de cinco anos, se dependesse apenas de tecnologia e de produção.
Leia a seguir entrevista de Negroponte, concedida depois de reunião do professor do MIT no Palácio do Planalto, em Brasília. (PDL)

 

Folha - Qual o futuro dos jornais? Como está o projeto do jornal eletrônico?
Nicholas Negroponte -
O jornal eletrônico será o modelo final, porque você não pode usar o papel de jornal por muito mais tempo. É inviável economicamente, é inviável ambientalmente.
É uma pena que, em inglês, a palavra papel esteja na própria palavra jornal ("paper" e "newspaper"), isso não é verdade. Acho que os jornais serão sem papel.

Folha - E como seria?
Negroponte -
Cada um terá seu próprio jornal eletrônico, que pode ser maleável e recarregável, como um jornal normal.

Folha - E quanto tempo leva?
Negroponte -
Se fosse só tecnologia e produção, levaria menos de cinco anos. Mas não é só isso. Envolve outras coisas.

Folha - O senhor disse que tem viajado bastante ao redor do mundo. Como está o Brasil no quesito informática, numa escala global?
Negroponte -
No campo dos softwares, muito alto. No das "open sources" [código abertas], o mais alto. Vocês são a maior força do mundo em produção, comprometimento e expertise de programas de código aberto.

Folha - O que o sr. quer dizer com "open sources"? Software livre, por exemplo?
Negroponte -
Sim, mas não só isso. Conteúdo e aplicativos também. A Wikipedia [enciclopédia digital] é um ótimo exemplo.


Texto Anterior: Tecnologia: Governo quer comprar 1 milhão de laptops
Próximo Texto: Sony pode não lançar PlayStation 3 agora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.