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DIA DAS MÃES
Serasa relata que compra de presentes à vista cresceu 1,1%
Vendas devem aumentar pouco
FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL
O comércio brasileiro pode ter
neste ano, na melhor das hipóteses, um Dia das Mães parecido
com o do ano passado. As lojas
não registraram até ontem movimento mais forte por causa da data. A expectativa é que o consumidor gaste mais com presentes somente no fim de semana.
Levantamento da Serasa, empresa especializada em análises
econômico-financeiras, feito no
último final de semana, mostra
crescimento de 1,1% nas vendas à
vista e com cheques pré-datados e
queda de 3,4% nos negócios a
prazo. A comparação é com o final de semana que antecedeu o
Dia das Mães em 2001. "O consumidor está cauteloso e adquirindo
produtos de baixo valor", afirma
Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa.
A Associação Comercial de São
Paulo (ACSP) registrou do dia 1º a
7 deste mês crescimento de 1%
nas consultas ao SPC (Serviço de
Proteção ao Crédito), indicador
das vendas a crédito, e de 1,7% nas
consultas ao Usecheque, termômetro das vendas à vista, em relação a igual período de 2001.
"É um crescimento tímido, se
considerarmos que nesse mesmo
período no ano passado o consumo já estava em ritmo lento", diz
Emílio Alfieri, economista da
ACSP. O aumento de 1% nas consultas ao SPC, diz, pode significar
que o consumidor esteja comprando eletroportáteis, pois, de
janeiro a abril, as consultas ao
SPC estavam em queda -em torno de 3% na comparação com o
mesmo período do ano passado.
A expectativa da ACSP é que o
movimento de vendas para o Dia
das Mães cresça entre 2% e 3% sobre o ano passado, o que não considera um bom resultado. "Com a
massa salarial contida e os juros
do jeito que estão, não dá para esperar outra coisa", afirma Alfieri.
A associação estima que os presentes vão ficar na faixa de R$ 50.
Fábio Pina, economista da Federação do Comércio do Estado
de São Paulo, diz que o Dia das
Mães não deve inverter a tendência de consumo retraído do país.
"O Brasil não vai bem no campo
econômico, e isso não muda de
uma hora para outra."
No primeiro trimestre deste
ano, o faturamento real do comércio paulista caiu 4,5% em relação a igual período de 2001. As
vendas de alimentos, segundo a
federação paulista, estão parecidas com as do ano passado e as de
roupas e eletroeletrônicos estão
cerca de 8% menores.
Levantamento da Alshop, associação que reúne lojistas de shopping centers, mostra que a expectativa de lojas de 25 shoppings é
vender neste Dia das Mães cerca
de 12% mais do que em 2001.
Para atrair os consumidores, cada shopping investiu em média
cerca de R$ 350 mil em campanhas publicitárias. Pelo levantamento da Alshop, os produtos
mais procurados para as mães no
final de semana foram roupas, telefones celulares e DVDs.
Para incentivar o consumidor a
gastar, alguns shoppings estão
oferecendo serviço eletrônico
com sugestões de presentes para
as mães. No shopping Paulista,
por exemplo, os clientes podem
consultar um guia eletrônico, no
qual os presentes são selecionados por tipo e preço e de acordo
com o perfil das mães: executiva,
clássica, esportista e esotérica.
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