São Paulo, terça-feira, 09 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMBIO

Iene registra maior cotação em oito meses

DA BLOOMBERG

O iene subiu para o maior patamar em oito meses em relação ao dólar, puxado por especulações de que o Bank of Japan, o Banco Central japonês, pode começar a elevar os juros num momento em que o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, se prepara para fazer uma pausa em seu ciclo de quase dois anos de elevação de taxas.
O iene também se valorizou em relação a mais de uma dezena de outras moedas, como o euro, a libra esterlina e o real brasileiro, depois que o presidente do Bank of Japan, Toshihiko Fukui, avaliou que, em vista dos sinais de expansão, as taxas podem subir. A economia japonesa se encaminha atualmente para sua mais longa série de crescimentos trimestrais consecutivos dos últimos cinco anos.
"O iene tem potencial para se valorizar ainda mais", disse Naomi Fink, estrategista-sênior de câmbio do BNP Paribas de Nova York. As altas "têm de ser entendidas no contexto da intensificação das expectativas de que o Fed vai fazer um intervalo" em sua série de elevações na taxa básica de juros.

Valorização
Ontem o Iene terminou o dia cotado a 111,70 por dólar. Em relação ao euro, a moeda japonesa terminou o dia cotada a 141,92 por euro. As negociações no Japão foram retomadas após três dias de feriado.
"Os investidores embarcaram de novo na idéia de que as taxas do Bank of Japan serão elevadas mais cedo e, por isso, compraram ienes", disse Antje Praefcke, estrategista cambial do Commerzbank AG de Frankfurt.


Texto Anterior: Comércio Exterior: China é campeã de acusações de dumping
Próximo Texto: Trabalho: Lula legaliza centrais, mas não dá verba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.