São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Toyota prevê lucro menor com valorização do iene e queda nas vendas nos EUA

DA BLOOMBERG

A Toyota, a segunda maior montadora do mundo, teve uma queda maior que a esperada em seu lucro trimestral e afirmou que seus ganhos neste ano vão despencar 27% com a alta do iene e a retração das vendas da empresa japonesa nos Estados Unidos.
O lucro líquido da Toyota caiu 28%, para 316,8 bilhões de ienes (US$ 3 bilhões), no quarto trimestre fiscal encerrado em março, ante 440 bilhões de ienes no mesmo período do ano passado. As vendas da companhia japonesa subiram 3,8%, para 6,57 trilhões de ienes.
A montadora e as rivais japonesas Honda e Mazda prevêem um lucro menor para este ano, uma vez que a valorização de 15% do iene em relação ao dólar nos últimos 12 meses corrói o valor das vendas dessas empresas na América do Norte, onde a Toyota realiza cerca de 50% das sua vendas.
A Toyota, que disputa o posto de maior montadora mundial com a GM, estima que seu lucro líquido vá cair para 1,25 trilhão de ienes no ano fiscal iniciado em 1º de abril.


Texto Anterior: Prazo de operação não pode ser inferior a 2 anos
Próximo Texto: País será emergente com mais milionários em 2017, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.