São Paulo, domingo, 09 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Maioria se concentra na pequena empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

O estudo realizado com base na Relação Anual de Informações Sociais, a Rais, permitiu que se conhecessem algumas peculiaridades que outros estudos do gênero, em geral realizados a partir de pesquisas domiciliares, nunca abordaram.
Um dos exemplos mais interessantes é o fato de a maioria das mulheres trabalhar em empresas de pequeno porte, exceto no setor de administração pública, segundo a pesquisa realizada pelo economista Marcelo Ikeda, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O estudo dividiu as empresas em cinco faixas: 1 a 9, 10 a 49, 50 a 249, 250 a 999 e mais de 1.000 funcionários.
Dentre as empresas particulares, as que concentram maior número de mulheres pertencem ao comércio e estão na categoria de 1 a 9 funcionários (44,6% do total de empregadas atuando do setor).
E é também no comércio, mas nas empresas com empregados em número superior a 1.000, que se encontra a menor quantidade de mulheres (5,3% do total de empregadas).
No setor da administração pública as mulheres são maioria nas empresas com mais de 1.000 funcionários e minoria em todas as outras categorias.


Texto Anterior: Trabalho: Mercado formal também segrega mulher
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.