São Paulo, Sexta-feira, 09 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação medida pela FGV alcança 1,02% em junho

da Redação

O IGP-DI (Índice Geral de Preços, no conceito de Disponibilidade Interna) deu um salto em junho, saindo da taxa negativa de 0,34% em maio para 1,02% positivo no mês seguinte.
A FGV (Fundação Getúlio Vargas), que divulgou ontem o índice, informa que os preços no atacado, que têm o maior peso (6) no índice geral, subiram 1,35%. Os bens de produção aumentaram 1,25%, e os bens de consumo, 1,56%. A maior alta foi do grupo de produtos agrícolas, com 2,34%.
Os preços ao consumidor no Rio e em São Paulo (peso 3) subiram 0,65%, e os preços na construção, (peso 1), de 0,41%.
A alta do IGP-DI já reflete parte do impacto dos reajustes nas tarifas públicas, o tarifaço, como energia elétrica residencial, além do efeito do dólar mais caro sobre alguns preços no atacado. Mas o óleo diesel, por exemplo, ainda aparece com apenas 1,65% de alta. É sinal de que ainda haverá pressão sobre o IGP-DI de julho, porque o aumento foi maior. A própria FGV prevê taxa de 2%.

No ano e em 12 meses
Neste ano o IGP-DI já acumula variação de 8,48%.
Nos últimos 12 meses a elevação do índice alcança 8,68%, com 12,82% nos preços no atacado, 3,44% nos preços ao consumidor e 4,52% na construção.


Texto Anterior: CMN aprova lançamento de dinheiro de plástico em 2000
Próximo Texto: Argentina e leilão fazem dólar ficar acima de R$ 1,80
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.