São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RISCO VIRTUAL
Índice de empresas de Internet registra queda de 33,8% em um ano
Merrill Lynch rebaixa 10 empresas

DO "THE NEW YORK TIMES"

O principal analista de Internet do banco Merrill Lynch, Henry Blodget, abalou o mercado da nova economia ontem ao rebaixar a classificação de risco para compra de ações de dez companhias de tecnologia -no total, ele analisou 29. "Estamos refazendo os "ratings" de investimento para o nosso universo de empresas da Internet", escreveu Blodget em um relatório.
Quatro meses depois do "banho de sangue" que tomou conta da Nasdaq, em abril, um dos maiores defensores do mercado da nova tecnologia colocou suas crenças em dúvida.
Blodget, 34, é considerado o melhor analista do setor, ao lado de Mary Meeker, do Morgan Stanley Dean Witter.
No mês passado, Meeker também mostrou sinais de cautela, revisando para baixo as expectativas sobre a Amazon.com.
O TheStreet.com, índice de ações da Internet, subia 4,07% um pouco antes de Blodget anunciar as novas classificações.
Das 29 empresas de Internet que ele analisa, 11 entraram no grupo em 2000. As outras 18 ações caíram neste ano, em média, cerca de 54,2% em relação ao valor que possuíam há um ano.
O índice TheStreet.com também registra recuo de 33,8% no mesmo período.
Seis empresas acumulam queda de mais de 70% em seu valor. A eToys, por exemplo, perdeu 84,3% no último ano.
"O mercado não dá mais à empresa o benefício da dúvida", disse Blodget. "A volatilidade é tanta que afeta as classificações."
Entre as maiores quedas, estão as das empresas de "e-commerce" -que fazem comércio via Internet. O índice E-Commerce, que pertence ao TheStreet.com, já caiu 65,5% no ano.
"A intenção é fornecer de modo preciso a nossa opinião sobre cada empresa", disse Blodget.
O analista acrescentou uma nova palavra ao índice de classificação das ações: o "rating" neutro, que significa não haver clareza suficiente para dizer que determinada empresa será lucrativa. Anteriormente, dentro do item recomendação de compra, era possível encontrar somente "buy" -compre- ou "accumulate" -positivo, mas mais fraco do que uma recomendação de compra.
Ontem a eToys, que vende brinquedos pela Internet, e a Barnesandnoble.com foram algumas das empresas que saíram da classificação "accumulate/buy", sendo rebaixadas para "neutral".


Texto Anterior: Opinião econômica - Antonio Barros de Castro: Além da fabricação
Próximo Texto: Termômetro: Inflação de julho foi de 2,26%, diz a FGV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.