São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PETROBRAS
Petroleiros fazem greve-relâmpago em unidade de São José dos Campos

Os funcionários da Revap (Refinaria Henrique Lage), unidade da Petrobras em São José dos Campos (97 km de São Paulo), se adiantaram à mobilização da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e fizeram, ontem, uma greve relâmpago. Eles reivindicam reajuste salarial e recuperação de perdas acumuladas desde 1995. As refinarias de Manaus, Paulínia, Mauá e Cubatão devem aderir hoje à paralisação.
Os petroleiros querem o reajuste salarial de 6%, 13% de produtividade e 39% a título de recuperação das perdas. A FUP convocou para hoje uma greve de um dia em todas as refinarias da Petrobras no país.
Também está na pauta a readmissão dos quatro funcionários responsabilizados pela vazamento de óleo no Paraná e dos 80 demitidos nas greves de 94 e 95. Segundo a direção da Revap, a paralisação de ontem, de cerca de 50 funcionários, não chegou a afetar a produção da refinaria.
A Revap produz 36 mil m3 de petróleo processado e 8 milhões de litros de gasolina por dia, além de 10 milhões de litros de diesel. A FUP também protesta contra cortes no pessoal. Segundo o sindicato dos Petroleiros de São José, a Revap empregava, em 1995, 1.200 petroleiros. Hoje, são 630. Os petroleiros culpam os cortes pelos acidentes ocorridos nas unidades da Petrobras. (DA FOLHA VALE)

Texto Anterior: Turbulência atinge parcela mais rica
Próximo Texto: Salários na Argentina têm queda
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.