São Paulo, terça-feira, 09 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

DÍVIDA


S&P abaixa perspectiva de "nota" da Itália
A agência de classificação de risco Standard & Poor's abaixou a perspectiva da nota da dívida da Itália, de "estável" para "negativa", devido aos riscos crescentes às finanças públicas que resultam do baixo crescimento do país. A S&P citou também o fato de os dois principais grupos políticos do país não terem estratégias para lidar com o déficit fiscal.
A dívida italiana é classificada como "AA-" pela S&P.
A agência disse que a meta do governo para o déficit fiscal em 2005, de 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto), é realista, mas que o déficit pode aumentar para 5% do PIB em 2006.
"A perspectiva "negativa" pode ser revertida para "estável" se medidas forem implementadas para assegurar a volta de uma tendência significativa e sustentável de queda no endividamento do governo", disse Moritz Kraemer, analista de crédito da S&P, em nota. "Da mesma forma, o "rating" pode ser abaixado dentro de 18 meses se não houver sinais de uma estratégia coerente de redução da dívida depois das eleições de 2006."


Texto Anterior: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: "Bloco do Bem"
Próximo Texto: União Européia: Monsanto tem permissão para importar milho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.