São Paulo, terça-feira, 09 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Isenção pode ser dada a tela para computadores

DA FOLHA ONLINE

As telas de cristal líquido para computadores e laptops (computador portátil) serão incluídos na isenção de tributos para a compra de PCs de até R$ 2.500. Isso irá ocorrer após a inclusão desses itens na "MP do Bem".
Desde o início de junho, quando a MP foi publicada, os computadores no varejo têm isenção de PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) desde que não ultrapassem o valor limite.
Esse benefício está previsto no programa do governo chamado "Computador para Todos" -antes chamado de PC Conectado.
O relator da medida provisória 252, Custódio Mattos (PSDB-MG), fez a alteração porque acredita que o preço desses produtos irá cair no futuro e ficará dentro do limite em que é permitida a isenção.
Se o benefício fiscal for totalmente repassado aos consumidores, os computadores poderão ter seus preços reduzidos em pelo menos 9,25%.
O objetivo do governo é acelerar o programa de inclusão digital, que vai contar ainda com crédito barato para a compra de equipamentos até R$ 1.400.
Ao reduzir a carga tributária, o governo também espera conseguir combater o chamado "mercado cinza", onde há sonegação fiscal, estimado em 70% do total de equipamentos no país.


Texto Anterior: Leão guloso: Receita Federal quer recuperar na "MP do Bem" parte da "MP do Mal"
Próximo Texto: Barril de pólvora: Petrobras já admite reajustar combustíveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.