UOL


São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para FHC e Annan, ONU estará em teste

CÍNTIA CARDOSO
ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

O avanço das propostas dos países em desenvolvimento durante o encontro ministerial da OMC, que começa amanhã em Cancún, será um importante teste para o andamento da Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que se inicia na próxima semana, em Nova York.
A avaliação parte do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo FHC, se os países em desenvolvimento conseguirem vencer a queda-de-braço das negociações comerciais com os países ricos, pode-se criar um ambiente mais favorável para a implementação de reformas estruturais nas Nações Unidas.
A atuação da equipe de política externa do governo Lula foi elogiada pelo ex-presidente. "O governo do Brasil agiu bem. Fez o que tem de ser feito: aliou-se à China, à Índia e a outros países que têm uma posição semelhante à nossa para exigir que os países industrializados e ricos abram efetivamente seus mercados."
FHC participou da abertura da 56ª conferência anual de ONGs promovida pelas Nações Unidas.
Quanto aos prognósticos para o encontro em Cancún, entretanto, foi mais ácido ao criticar o projeto de proposta lançado pelos EUA e pela União Européia. "O esboço de proposta oferecido pela Europa e pelos EUA é muito insatisfatório." Um dos principais pontos de crítica diz respeito aos subsídios para exportação. Nessa questão, UE e EUA expressam que não desejam a eliminação total de todos os subsídios.
O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, partilha da opinião de FHC com relação ao encontro de Cancún. "Vai ser um teste muito importante." Annan afirma que, se as negociações agrícolas forem superadas, toda a agenda de desenvolvimento, tanto a da OMC quanto a da ONU, será desbloqueada. "Nós vivemos agora uma nova atmosfera. Espero que o encontro de Cancún seja uma verdadeira rodada de desenvolvimento", disse.


Texto Anterior: OMC providencia até provador de comida
Próximo Texto: Expansão bancária: Supermercado e loja terão banco popular
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.