UOL


São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Moody's elogia atitude do governo em relação à dívida; notícia leva Bolsa russa a patamar recorde

Agência eleva Rússia a grau de investimento

DA REDAÇÃO

A Moody's se tornou a primeira agência internacional de classificação de risco a dar à Rússia o desejado status de grau de investimento, ao elevar os títulos em moeda estrangeira do país de Ba2 para Baa3. Com isso, o país parece deixar definitivamente a sombra que o acompanhava desde que, em 1998, decretou moratória de suas dívidas públicas e privadas.
A notícia, que surpreendeu o mercado, fez o índice da Bolsa de Valores da Rússia ir a patamar recorde. O IRTS, principal índice de ações do país, teve alta de 3,15% ontem, fechando em 628,98 pontos. Já o índice Moscou Times subiu 3,5% ontem e acumula alta de 71,9% neste ano.
Segundo a agência, a elevação reflete o fortalecimento do compromisso do governo russo em adotar uma atitude cautelosa em relação à política fiscal e da dívida. Além disso, disse a Moody's, houve melhoras significativas na dívida e a formação de um "fundo de estabilização" para lidar com a queda nos preços das commodities e nas receitas do governo.
A agência apontou também uma diminuição no risco político externo. "A Moody's também acredita que as disputas políticas tanto dentro quanto fora do centro do poder na Rússia, a administração presidencial, não ameaçam a direção da reforma econômica e do desenvolvimento pró-mercado", diz o comunicado.
Também ressalta que "não é provável que nenhuma configuração partidária resultante das eleições de dezembro para o Duma [a Câmara Baixa do Parlamento russo] tenha um impacto significativo no médio e longo prazo na direção e no desempenho da economia".
Ao mesmo tempo, a Moody's elevou os títulos denominados em rublos para Baa3.
O presidente russo, Vladimir Putin, e o ministro das Finanças, Alexei Kudrin, disseram esperar que agora o país vá conseguir o investimento necessário para se tornar uma nação completamente desenvolvida.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Saiba mais: Exportações, ajustes e até moratória levaram à reação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.