UOL


São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO DO DRAGÃO

Índice fica em 0,37%, ante 0,69% em setembro; FGV afirma que taxa do mês ficará bem abaixo de 1%

IGP-M registra queda na 1ª prévia do mês

DA SUCURSAL DO RIO

A primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de outubro registrou uma inflação de 0,37%, com queda de 0,32 ponto percentual em relação à primeira prévia de setembro (0,69%). A primeira prévia do IGP-M corresponde à inflação dos dez últimos dias do mês anterior. O índice é calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Segundo Salomão Quadros, coordenador de Análises Econômicas da FGV, "a perspectiva de retorno às taxas [de inflação] baixas é total".
Em setembro, o IGP-M para 30 dias ficou em 1,18%. Segundo Quadros, o índice deste mês ficará bem abaixo de 1%.
A queda virá, segundo ele, porque já passou o pico da entressafra de produtos agropecuários que pressionou a taxa de setembro. Com base no comportamento da inflação, Quadros previu que neste mês o Banco Central reduzirá a taxa de juros básica (Selic) em 1 ou 1,5 ponto percentual, mas disse que, pelo comportamento da inflação, a redução poderia até ser maior.
Os preços no atacado, medidos pelo IPA (Índice de Preços por Atacado), apresentaram na primeira prévia do mês uma redução de 0,55 ponto percentual, ficando em 0,41%, contra 0,96% na primeira prévia do mês passado. O IPA representa 60% na composição do IGP-M.
A pressão das tarifas públicas, como telefone fixo (1,78%) e água e esgoto (2,77%), fez os preços no varejo, medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), subirem 0,37% na primeira prévia de outubro, com aceleração de 0,14 ponto em relação à primeira de setembro. O IPC representa 30% do IGP-M.
O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que representa 10% do IGP-M, caiu de 0,16% para 0,06% da primeira prévia do mês passado para a primeira deste mês.


Texto Anterior: Comércio mundial: Para Amorim, houve "falha de comunicação"
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.