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MÍDIA
Canal de TV dos EUA e subsidiária americana de
entretenimento da Universal formam empresa de US$ 43 bi
GE e Vivendi assinam acordo de megafusão
DA REDAÇÃO
Depois de seis meses de negociações, o canal de TV americano
NBC entra para o clube dos gigantes da mídia. A rede de TV -controlada pela gigante General Electric- e a Vivendi Universal
anunciaram ontem a assinatura
de um acordo definitivo para a fusão dos ativos da subsidiária americana da Vivendi na área de entretenimento com a NBC.
A GE deverá deter 80% da nova
companhia, que se chamará NBC
Universal. Os acionistas da Vivendi Universal Entertainment, a
subsidiária que a NBC está comprando, ficarão com os 20% restantes. O presidente da NBC, Robert C. Wright, será o presidente
da nova empresa.
A nova companhia terá um canal de televisão nacional importante (a própria NBC), os estúdios
de televisão e cinema da Universal, 14 estações locais de TV, canais de TV a cabo, entre eles USA,
CNBC e Bravo, além de participação em cinco parques temáticos.
Segundo as duas empresas, a
NBC Universal terá um valor estimado em US$ 43 bilhões. O preço
real que a GE está pagando, no entanto, é bem menor.
Pelos termos da transação, o
grupo francês Vivendi vai receber
cerca de US$ 3,8 bilhões em ações
da GE. Desse total, os acionistas
da Vivendi ficarão com US$ 3,3
bilhões. O restante irá para outros
investidores da Vivendi Universal. Além disso, a General Electric
vai assumir uma dívida de US$ 1,7
bilhão da Vivendi. Como acionista minoritária, a Vivendi Universal terá três cadeiras das 15 cadeiras no conselho da nova empresa.
Em uma videoconferência em
Paris ontem, Jean-Rene Fourtou,
presidente da Vivendi, disse que a
fusão iria elevar os ganhos por
ação e o fluxo de caixa da Vivendi
em pelo menos 30% em 2004.
A Vivendi Universal está à venda por causa de dívidas pesadas,
de mais de US$ 30 bilhões, que o
seu controlador contraiu durante
a febre de expansão dos negócios
de mídia e internet há três anos.
A Vivendi francesa não tinha
nada a ver com o ramo de entretenimento. Estava no negócio de
tratamento de água. Na onda da
diversificação, adquiriu, em 2000,
por US$ 34 bilhões e de uma só
vez, a Universal e a companhia de
bebidas Seagram.
O acordo, que precisa ser aprovado por agentes reguladores europeus e americanos, só deve ser
finalizado no ano que vem.
Entre os grandes
Com faturamento anual previsto de US$ 13 bilhões, a NBC Universal será pequena se comparada
a gigantes como a Time Warner,
que faturou no ano passado
US$ 41 bilhões, ou a Walt Disney
(US$ 25 bilhões em 2002).
Para a NBC, no entanto, a fusão
dará algo há muito desejado: um
golpe nos concorrentes, maior
audiência e mais anunciantes.
Obter o controle dos negócios
da Universal também significa
um salto para Wright, o presidente da NBC, que foi responsável
por criar ou adquirir vários novos
negócios, como os canais a cabo
CNBC e MSNBC, este em sociedade com a Microsoft.
Wright diz que o acordo encerra, por enquanto, os planos de expansão da rede. "Não pensamos
em fazer nada maior", disse.
Com agências internacionais
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