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São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

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MÍDIA

Canal de TV dos EUA e subsidiária americana de entretenimento da Universal formam empresa de US$ 43 bi

GE e Vivendi assinam acordo de megafusão

DA REDAÇÃO

Depois de seis meses de negociações, o canal de TV americano NBC entra para o clube dos gigantes da mídia. A rede de TV -controlada pela gigante General Electric- e a Vivendi Universal anunciaram ontem a assinatura de um acordo definitivo para a fusão dos ativos da subsidiária americana da Vivendi na área de entretenimento com a NBC.
A GE deverá deter 80% da nova companhia, que se chamará NBC Universal. Os acionistas da Vivendi Universal Entertainment, a subsidiária que a NBC está comprando, ficarão com os 20% restantes. O presidente da NBC, Robert C. Wright, será o presidente da nova empresa.
A nova companhia terá um canal de televisão nacional importante (a própria NBC), os estúdios de televisão e cinema da Universal, 14 estações locais de TV, canais de TV a cabo, entre eles USA, CNBC e Bravo, além de participação em cinco parques temáticos.
Segundo as duas empresas, a NBC Universal terá um valor estimado em US$ 43 bilhões. O preço real que a GE está pagando, no entanto, é bem menor.
Pelos termos da transação, o grupo francês Vivendi vai receber cerca de US$ 3,8 bilhões em ações da GE. Desse total, os acionistas da Vivendi ficarão com US$ 3,3 bilhões. O restante irá para outros investidores da Vivendi Universal. Além disso, a General Electric vai assumir uma dívida de US$ 1,7 bilhão da Vivendi. Como acionista minoritária, a Vivendi Universal terá três cadeiras das 15 cadeiras no conselho da nova empresa.
Em uma videoconferência em Paris ontem, Jean-Rene Fourtou, presidente da Vivendi, disse que a fusão iria elevar os ganhos por ação e o fluxo de caixa da Vivendi em pelo menos 30% em 2004.
A Vivendi Universal está à venda por causa de dívidas pesadas, de mais de US$ 30 bilhões, que o seu controlador contraiu durante a febre de expansão dos negócios de mídia e internet há três anos.
A Vivendi francesa não tinha nada a ver com o ramo de entretenimento. Estava no negócio de tratamento de água. Na onda da diversificação, adquiriu, em 2000, por US$ 34 bilhões e de uma só vez, a Universal e a companhia de bebidas Seagram.
O acordo, que precisa ser aprovado por agentes reguladores europeus e americanos, só deve ser finalizado no ano que vem.

Entre os grandes
Com faturamento anual previsto de US$ 13 bilhões, a NBC Universal será pequena se comparada a gigantes como a Time Warner, que faturou no ano passado US$ 41 bilhões, ou a Walt Disney (US$ 25 bilhões em 2002).
Para a NBC, no entanto, a fusão dará algo há muito desejado: um golpe nos concorrentes, maior audiência e mais anunciantes.
Obter o controle dos negócios da Universal também significa um salto para Wright, o presidente da NBC, que foi responsável por criar ou adquirir vários novos negócios, como os canais a cabo CNBC e MSNBC, este em sociedade com a Microsoft.
Wright diz que o acordo encerra, por enquanto, os planos de expansão da rede. "Não pensamos em fazer nada maior", disse.


Com agências internacionais


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