São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

MP que libera plantio deve ser editada na 2ª

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A resistência do governo em proibir a compra de propriedades invadidas por sem-terra emperrou as negociações conduzidas pelo presidente Lula para liberar o cultivo da atual safra de soja transgênica, poupando-o da edição de mais uma medida provisória. Depois de um curto-circuito entre ministros, Lula voltou a ser pressionado a editar uma MP, e defensores dos transgênicos já contam com a sua publicação na edição do "Diário Oficial" da União de segunda-feira.
A proibição da compra e venda de terras invadidas foi proposta por deputados da bancada ruralista, uma das maiores bancadas informais do Congresso, que reúne proprietários de terra. Seria uma forma de tentar frear as invasões, cujo ritmo se acelerou no governo Lula. De janeiro a agosto, foram registradas 271 invasões, 47% a mais do que em 2003.
Em troca, os deputados incluiriam no texto da MP 192, a primeira na fila de votações da Câmara, um artigo para liberar o cultivo de mais uma safra de soja transgênica. Poupariam assim o presidente -com o aval do próprio Lula- do desgaste de ter de editar uma terceira MP sobre o mesmo assunto.
O cultivo da soja transgênica do país já começou, embora esteja proibido. (MS)


Texto Anterior: Agricultura: Produtos passam em teste de transgênico
Próximo Texto: País usará trigo para liberar carne na Rússia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.