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Renault lança novo modelo em SC
LUÍS PEREZ
enviado especial a Florianópolis
A Renault do Brasil deu ontem,
com o lançamento do novo Clio,
em Florianópolis (SC), o primeiro
passo para se consolidar como a
quinta montadora nacional e para começar a ameaçar a quarta colocada, a Ford.
No fechamento deste ano, a Renault prevê acumular um volume
total de aproximadamente 35 mil
unidades, quase o dobro do comercializado no ano passado,
quando vendeu 19.100 automóveis. O plano para o ano 2000 é
chegar a 80 mil veículos.
Neste ano, o destaque da fábrica
está sendo a minivan Scénic, que
deve encerrar 1999 com 16 mil
unidades em circulação. Com
pouco mais de 11 meses no país, a
Renault já participa com 2,6% do
mercado total (26.188 unidades,
segundo dados de outubro), devendo fechar o ano com 2,8%.
A Ford, quarta colocada nesse
ranking liderado por Volkswagen, Fiat e General Motors, participa com 8,7% do mercado e vendeu até o fechamento de setembro 82.393 unidades.
As metas da Renault são ambiciosas. "Elaboramos uma estratégia de crescimento progressivo.
Até 2005 nosso planejamento é
ocupar uma fatia de 10% do mercado total", afirma Alain Margaritopol, vice-presidente comercial
da Renault.
O novo Clio entra na mais acirrada disputa do setor de automóveis de passeio, a dos "populares"
1.0, que ocupam aproximadamente 70% do mercado nacional,
com campeões de venda como
VW Gol, Fiat Mille e Fiat Palio.
É com esse veículo compacto
que a fábrica pretende elevar suas
vendas no país. A previsão é comercializar, só do Clio, 32 mil unidades no próximo ano. O carro
chega com duas motorizações, 1.0
e 1.6. A idéia é comercializar 70%
da produção com motor 1.0 e 30%
com motor 1.6.
O plano da montadora, inaugurada em 4 de dezembro do ano
passado, em São José dos Pinhais
(PR), região metropolitana de
Curitiba, é elevar a participação
no mercado a 5% já em 2000.
Desse total, 2% das vendas seriam representadas pelo novo
Clio, que já chega com um índice
de nacionalização de 70%, considerado alto para um carro que foi
lançado na França há pouco mais
de um ano. Esse índice deve crescer para 85% a partir do segundo
semestre de 2000.
Um dos trunfos para exibir tamanho otimismo depois de enfrentar, no início do ano, a crise
do dólar, está no produto. O novo
Clio é o primeiro carro 1.0 a trazer
airbag (bolsa de ar que infla em
colisões) de série.
O novo Clio chega ao mercado
na segunda quinzena deste mês
custando a partir de R$ 15 mil.
Luís Perez, editor interino de Veículos, viaja
a convite da Renault do Brasil
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