São Paulo, Terça-feira, 09 de Novembro de 1999
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Renault lança novo modelo em SC

LUÍS PEREZ
enviado especial a Florianópolis

A Renault do Brasil deu ontem, com o lançamento do novo Clio, em Florianópolis (SC), o primeiro passo para se consolidar como a quinta montadora nacional e para começar a ameaçar a quarta colocada, a Ford.
No fechamento deste ano, a Renault prevê acumular um volume total de aproximadamente 35 mil unidades, quase o dobro do comercializado no ano passado, quando vendeu 19.100 automóveis. O plano para o ano 2000 é chegar a 80 mil veículos.
Neste ano, o destaque da fábrica está sendo a minivan Scénic, que deve encerrar 1999 com 16 mil unidades em circulação. Com pouco mais de 11 meses no país, a Renault já participa com 2,6% do mercado total (26.188 unidades, segundo dados de outubro), devendo fechar o ano com 2,8%.
A Ford, quarta colocada nesse ranking liderado por Volkswagen, Fiat e General Motors, participa com 8,7% do mercado e vendeu até o fechamento de setembro 82.393 unidades.
As metas da Renault são ambiciosas. "Elaboramos uma estratégia de crescimento progressivo. Até 2005 nosso planejamento é ocupar uma fatia de 10% do mercado total", afirma Alain Margaritopol, vice-presidente comercial da Renault.
O novo Clio entra na mais acirrada disputa do setor de automóveis de passeio, a dos "populares" 1.0, que ocupam aproximadamente 70% do mercado nacional, com campeões de venda como VW Gol, Fiat Mille e Fiat Palio.
É com esse veículo compacto que a fábrica pretende elevar suas vendas no país. A previsão é comercializar, só do Clio, 32 mil unidades no próximo ano. O carro chega com duas motorizações, 1.0 e 1.6. A idéia é comercializar 70% da produção com motor 1.0 e 30% com motor 1.6.
O plano da montadora, inaugurada em 4 de dezembro do ano passado, em São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba, é elevar a participação no mercado a 5% já em 2000.
Desse total, 2% das vendas seriam representadas pelo novo Clio, que já chega com um índice de nacionalização de 70%, considerado alto para um carro que foi lançado na França há pouco mais de um ano. Esse índice deve crescer para 85% a partir do segundo semestre de 2000.
Um dos trunfos para exibir tamanho otimismo depois de enfrentar, no início do ano, a crise do dólar, está no produto. O novo Clio é o primeiro carro 1.0 a trazer airbag (bolsa de ar que infla em colisões) de série.
O novo Clio chega ao mercado na segunda quinzena deste mês custando a partir de R$ 15 mil.


Luís Perez, editor interino de Veículos, viaja a convite da Renault do Brasil

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