São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Índice

MERCADOS E SERVIÇOS

Antecipe o pagamento de contas e impostos, pois instituições fecham no dia 28 e só reabrem no dia 2

Bancos fecham por 4 dias no fim do ano

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você pretende viajar no final do ano, programe-se para não atrasar o pagamento de contas que vencem neste final de mês. É bom não deixar tudo para a última hora, porque neste ano os bancos atenderão o público somente até o dia 28, sexta-feira. Depois, só reabrem na quarta-feira, dia 2 de janeiro de 2002.
Na segunda-feira, dia 31 deste mês, os bancos terão apenas expediente interno, conforme determinação do Banco Central.
Assim, o pagamento de contas diretamente nos caixas dos bancos poderá ser feito somente até o dia 28. Nos demais dias os caixas automáticos funcionarão normalmente.
No dia 28 vencem diversos pagamentos de pessoas físicas: o IR (carnê-leão) referente aos rendimentos recebidos em novembro; o IR sobre o ganho de capital obtido na alienação de bens e direitos no mês passado; e o IR sobre ganhos líquidos obtidos em novembro nas operações realizadas em Bolsas de Valores.
No dia 28 também vence o pagamento da quarta cota do ITR (Imposto Territorial Rural) deste ano pela pessoa física ou jurídica que optou pelo parcelamento em quatro vezes.
No caso das empresas, vencem no dia 28 os pagamentos da contribuição social e do IR (novembro, regime por estimativa; terceira cota do terceiro trimestre, lucros real, presumido ou arbitrado) e do IPI (período de 11 a 20 deste mês).
As empresas e pessoas físicas devem evitar atrasar os pagamentos, pois no dia 2 de janeiro já haverá multa e juros.
A pessoa física que quiser pagar menos IR no ano que vem poderá fazer, até o dia 28, um plano de previdência privada ou Fapi (Fundo de Aposentadoria Programada Individual) para si ou seus dependentes.
Com isso, poderá deduzir até 12% dos rendimentos tributáveis. Um detalhe importante: na declaração do IR de 2002 já será possível abater os valores pagos nos planos feitos pelo contribuinte para os seus dependentes.
Nesse caso, o contribuinte deve ficar atento para não ultrapassar o limite de 12%. Para isso, precisa calcular sua renda neste ano. É que, se gastar mais de 12% da renda deste ano, o excedente não poderá ser usado na declaração que será entregue em 2003.

Veículos
Quem tem veículo usado com placa final zero licenciado no Estado de São Paulo deve licenciá-lo até o dia 28. É que, como no dia 31 não haverá expediente bancário, o Detran também não deverá fazer o licenciamento nesse dia.



Texto Anterior: RJ é mais eficiente que SP na licença, diz Aneel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.