UOL


São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rendimento menor dita lentidão da retomada

DA REPORTAGEM LOCAL

A queda de 0,5% da produção industrial em outubro passado em relação ao mês anterior não indica um retrocesso da recente tendência de recuperação. Mas mostra que, enquanto a renda do brasileiro continuar deprimida, o ritmo de retomada da economia seguirá em marcha lenta.
"Não foi um retrocesso, foi um tropeço no mercado interno. Claramente, o dado revela que faltam uma recuperação da renda e uma nova rodada de queda dos juros ao consumidor para reativar o crédito", afirma Júlio Gomes de Almeida, diretor do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).
Segundo Almeida, os indicadores mostram que o Banco Central (BC) poderia ter sido mais agressivo nos cortes de juros.
Para analistas, porém, a continuação da retomada da produção de bens de consumo duráveis, como automóveis e eletrodomésticos, revela que a redução de juros já está tendo algum efeito, ainda que tímido, sobre o crediário.
Além disso, economistas -que, em média, esperavam uma alta de 0,2% da produção industrial em relação a setembro- dizem que o bom resultado dos bens de capital (crescimento de 3,8%) indica que o ritmo de recuperação de investimentos continua. "Isso é muito positivo porque mostra que, quando o consumo se recuperar com mais força, não correremos risco de inflação", diz Roberto Padovani, sócio da consultoria Tendências.
Para Andrei Spacov, economista do Unibanco, o dado chamado "média trimestral móvel", que compara o período de agosto a outubro com o de julho a setembro, indica que houve desaceleração, mas que persiste a trajetória de recuperação da indústria.
"Esse indicador, que dá uma medida melhor de tendência, revela expansão de 4,2% de agosto para cá, que já anula a queda de 4% entre dezembro de 2002 e julho deste ano", diz Spacov.


Texto Anterior: Crescimento em xeque: Queda da renda impede expansão industrial
Próximo Texto: Expectativa de corte maior dos juros cresce com recuo na produção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.