UOL


São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE não chega a conclusão sobre liberar entrada

DA REDAÇÃO

Os especialistas da União Européia para a área de alimentos não conseguiram chegar a um acordo ontem a respeito da liberação para a importação de uma espécie de milho geneticamente modificado. O bloco é um dos mercados que apresentam maior resistência à entradas de transgênicos.
Diante do impasse na comissão, que reunia representantes dos atuais 15 países-membros do bloco europeu, os ministros dos países na UE terão que tomar a decisão. Embora eles tenham um prazo de três meses para alcançar uma conclusão, uma nova votação deve ocorrer já em janeiro de 2004.
Ontem, na votação, houve empate: seis países (Espanha, Irlanda, Reino Unido, Holanda, Finlândia e Suécia) defenderam a liberação, seis (França, Áustria, Grécia, Portugal, Dinamarca e Luxemburgo) foram contra, e três (Bélgica, Itália e Alemanha) se abstiveram.
Uma eventual liberação é do interesse de países como EUA, Canadá e Argentina, parceiros comerciais que comercializam transgênicos. Do outro lado está a população européia, a maioria contra o produto.


Com agências internacionais

Texto Anterior:
Agrofolha
Guerra verde: Votação da lei de transgênicos fica para 2004

Próximo Texto: Avalanche amarela
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.