São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Pesquisa nacional revela que 66% não receberão 13º salário neste mês

32% dos brasileiros não vão comprar nada no Natal

DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas do Natal, aumentou em 60% o percentual de consumidores no país que não pretendem comprar nada para comemorar a data neste ano.
Segundo pesquisa do instituto Ipsos encomendada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), 32% dos consumidores não pretendem fazer compras neste Natal. Em agosto último, o percentual era de 20%.
Entre as pessoas mais velhas, acima de 60 anos, o percentual dos que não devem ir às compras é ainda maior: 52%.
Dos que pretendem ir às compras neste mês por causa do Natal, a maioria (52%) planeja gastar seu dinheiro com artigos de vestuário e calçados.
A pesquisa nacional foi realizada em 70 municípios de nove regiões metropolitanas do país e ouviu um total de mil pessoas.
O levantamento revelou ainda que 66% dos entrevistados não receberão o 13º salário no ano. Dos que vão receber, 48% usarão o dinheiro para pagar dívidas.
Para o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, o fato de 66% dos entrevistados terem afirmado que não receberão o 13º é um forte indicativo do tamanho da informalidade na economia.
Sobre o salto no percentual dos que não pretendem comprar nada para o Natal, Afif diz que o comércio já vinha se antecipando a uma retração nas vendas ampliando os prazos dos crediários.
"O problema é que o crediário também já não cabe mais no orçamento apertado", diz Afif.
A pesquisa mostrou ainda uma queda -de 13% em outubro para 9% em novembro- do número de pessoas que assumiram um novo crediário.


Texto Anterior: Aviação: Embraer vende 25 aviões para a Colômbia
Próximo Texto: Agora, previsão para fim do ano fala em empate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.