São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2008

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Comércio começa o mês no mesmo ritmo de 2007

Associação Comercial não faz previsão para o Natal

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas na primeira semana de dezembro estão em ritmo parecido com o de igual período do ano passado, segundo levantamento da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
As vendas a prazo, medidas pelo número de consultas ao SPC, subiram 1,4% e as vendas à vista, medidas pelo número de consultas ao Usecheque, caíram 0,9%, no período.
"As consultas ao serviços de Usecheque e SPC indicam estabilidade nas vendas na comparação com 2007 e que o consumidor está cauteloso. É possível que, com a proximidade do Natal, as vendas cresçam mais sobre dezembro de 2007. Mas dificilmente as consultas vão subir no ritmo que vinha até setembro deste ano, entre 7% e 8% sobre 2007", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.
Diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, a ACSP prefere não fazer previsões de vendas para este Natal. "Não há consenso entre os lojistas em relação às vendas neste mês."
Os shoppings também não decidiram se ficarão abertos por 36 horas nos dias 23 e 24, como ocorreu nos últimos dois anos, segundo a Alshop, associação de lojistas de shoppings.
A Lojas Cem, rede especializada em eletroeletrônicos e móveis, registrou na primeira semana de dezembro aumento de 5% no faturamento em relação a igual período de 2007.
"Esse incremento até surpreendeu, pois a previsão para o mês era de empate nas vendas em relação a 2007", diz Valdemir Colleone, diretor da rede.
Para ele, as vendas estão maiores do que as de 2007 porque a rede não alterou juros (de 2,2% a 4,7% ao mês) e prazos de financiamento (até 20 meses).
A Dicico, rede de lojas de material de construção, já informa que, se considerar o mesmo número de lojas, as vendas neste mês estão parecidas com as de igual período de dezembro de 2007. Se considerar as 13 novas lojas abertas em 2008, o faturamento da rede sobe 40%.
A Casas Santa Luzia, especializada em bebidas e alimentos importados, informa que o faturamento na primeira semana deste mês foi 5% menor do que o de igual período de 2007.
"Achamos que o consumidor vai atrasar as compras de alimentos e bebidas neste mês, mas, ainda assim, acreditamos que vamos faturar neste mês o mesmo que em dezembro de 2007", afirma Jorge da Conceição Lopes, diretor da loja.
Consulta da Alshop com lojistas de 16 shoppings de São Paulo mostra que as vendas na primeira semana deste mês subiram entre 6% e 7% sobre igual período do ano passado.
"As lojas estão mantendo a previsão de vendas", diz Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.
"O consumidor está cauteloso e pode ser que, com a proximidade do Natal, ele gaste mais", diz Alfieri. A grande expectativa dos lojistas é com o comportamento do consumo a partir de janeiro de 2009. "Alguns prevêem desaceleração moderada da economia e outros esperam até recessão."


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