São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

MAIS GRÃOS
A safra brasileira de grãos de 2010 deverá subir para 140,6 milhões de toneladas, conforme a mais recente previsão da Conab. Se confirmado, o volume supera em 4% o deste ano.

SEM MUDANÇAS
A área a ser utilizada para plantio durante as safras de verão e de inverno fica praticamente estável: 48 milhões de hectares. O maior destaque em crescimento é o da soja, que incorpora novos 1,3 milhão de hectares. O milho perde 910 mil hectares nas duas safras.

OPÇÃO POR SOJA
Preços baixos do milho, maior liquidez na comercialização e produto mais resistente nas estiagens levaram os produtores a optarem mais pela soja nesta safra. A área vai a 23 milhões de hectares, com estimativa de produção de 64,6 milhões de toneladas.

QUEDA NA SAFRA
A produção mundial de café poderá cair para até 123 milhões de sacas de 60 quilos no ano, a ser encerrado em setembro de 2010. A previsão anterior era de 127 milhões de sacas. os dados são da OIC (Organização Internacional de Café).

BOM PARA OS PREÇOS
A estimativa de queda na produção em um momento de consumo maior de café, principalmente devido à retomada da economia, deve dar sustentação aos preços no mercado internacional, segundo o diretor-executivo Néstor Osorio.

OS NÚMEROS
A produção do Brasil, líder mundial, foi de 39 milhões de sacas na colheita recém encerrada, 15% abaixo da do ano anterior. A safra do Vietnã, segundo maior produto mundial, encolheu para 17 milhões de sacas, com queda de 20%. Já a da Colômbia, terceira maior produtora mundial, fica em 10 milhões de sacas, com alta de 16%.

MOMENTO RUIM
As exportações de suco de laranja deste ano podem somar o menor volume desde 2002. As estimativas da Citrus BR -associação que reúne os exportadores- indicam 1,25 milhão de toneladas (equivalente congelado e concentrado), 3% abaixo do volume registrado em 2008.

AINDA FRACA
O cenário de 2010 não muda muito em relação ao de 2009, segundo o presidente-executivo da Citrus BR, Christian Lohbauer. A demanda, uma das causas da redução das exportações, se manterá fraca em 2010, informou Lohbauer à Reuters.

PREÇOS MELHORES
A estimativa de queda de 16% na safra 2009/10 da Flórida (Estados Unidos) e a consequente oferta menor de suco de laranja podem gerar uma ten dência de preços melhores no setor, segundo Lohbauer.

DIESEL DE ÁLCOOL
A Amyris, que já havia feito parcerias com Embraer e São Martinho na área de especialidades químicas provindas de cana-de-açúcar, anunciou ontem novos acordos com Cosan, Bunge e Açúcar Guarani.

MAIS DESONERAÇÃO
Os frigoríficos que processam carne suína e de aves apresentam nos próximos dias, ao governo, proposta na qual pedem isenção de PIS e Cofins para as vendas do setor no mercado interno. Os produtores de bovinos já gozam do benefício.


com DENYSE GODOY


Texto Anterior: Dólar sobe 2,15% e vai a R$ 1,758; Bolsa recua 1,14%
Próximo Texto: Fitch rebaixa Grécia e abala mercado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.