São Paulo, quarta, 9 de dezembro de 1998

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VAREJO
J.C. Penney adquiriu 63% do controle acionário da rede gaúcha; valor "irresistível" do negócio não foi revelado
Empresa dos EUA compra a Lojas Renner

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

A J.C. Penney, uma das maiores redes varejistas dos Estados Unidos, baseou sua decisão de comprar a Lojas Renner na aposta de que o mercado brasileiro possui "excelente potencial de crescimento a longo prazo".
A aquisição do controle da Renner foi anunciada ontem, em Porto Alegre (RS), onde fica a sede da rede de 21 lojas de departamento existentes na região Sul e São Paulo.
A companhia norte-americana, que começa a operar no Brasil a partir da aquisição de 63% do controle acionário da empresa gaúcha, manterá o investimento de R$ 45 milhões em São Paulo, para a abertura de mais dez lojas no Estado, no decorrer do próximo ano e em 2000.
Atualmente, a Renner possui 21 lojas no país (11 no Rio Grande do Sul, 3 em Santa Catarina, 2 no Paraná e 5 em São Paulo -na capital, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Sorocaba).
A presença no Brasil reforçará o programa internacional da Penney, que tem foco na América Latina. A empresa já opera, fora dos Estados Unidos, no Chile, México e Porto Rico.

Proposta "irresistível"
O diretor-presidente da Renner, Cristiano Renner, disse que a proposta da Penney foi "irresistível", mas não divulgou o valor da transação.
Ele declarou que sua família decidiu vender a empresa, cuja primeira loja foi fundada em 1922, porque "se trata de um bom negócio", impulsionado por uma "série de fatores conjunturais ocorridos no Brasil e no exterior".
A Penney deve manter o nome Renner e o quadro atual de funcionários. As lojas, especializadas em moda, passarão a contar com uma maior variedade de marcas, como, por exemplo, o jeans Arizona.
A companhia norte-americana trabalha com departamentos especializados em vestuário (feminino, masculino, jovem, infantil e para bebê), lista de noivas, calçados, acessórios, decoração e utilidades para o lar.

Faturamento de US$ 31 bi
O faturamento da Penney, no ano passado, foi de US$ 31 bilhões. As 1.200 lojas de departamento geraram US$ 16 bilhões, as 2.800 "drugstores" da rede Eckerd faturaram US$ 10 bilhões, o catálogo de vendas, US$ 4 bilhões e a companhia de seguros, US$ 1 bilhão.
Presente nos 50 Estados norte-americanos, a Penney ocupa com suas unidades uma área de quase 13 mil quilômetros quadrados (mais da metade do Estado de Sergipe, que tem 22.050 quilômetros quadrados).
Anualmente, mais de 98 milhões de clientes passam pelas lojas da rede, dos quais cerca de 15 milhões têm o cartão de crédito J.C. Penney.
A Renner, que sofreu um processo de reestruturação em 91, faturou R$ 253 milhões no ano passado.
O presidente da Penney, James Oesterreicher, disse, por meio de sua assessoria no Brasil, que a empresa adquirida "goza de um desempenho financeiro sólido", que permitirá a entrada no mercado brasileiro "de forma significativa e proveitosa em termos de custos".



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