São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Goiás é o que mais vai reduzir lavoura do grão

DA AGÊNCIA FOLHA

Goiás é o Estado com a maior redução da área de soja na safra 2005/06. Segundo a previsão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), os produtores goianos deixaram de plantar cerca de 330 mil hectares, o que representa um recuo de 12% em relação aos 2,662 milhões de hectares cultivados na safra anterior.
Dono da quarta maior área de soja do país -atrás apenas de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul-, Goiás ilustra o ajuste de rota vivido neste ano pelo setor. Endividados pela queda do dólar (ocorrida entre o plantio e a colheita da safra passada) e com menos acesso a crédito, os produtores preferiram deixar ociosa parte de suas terras, sem nem substituir a soja por outra cultura.
Segundo a agrônoma Keffidy Silva Costa, de Rio Verde (241 km de Goiânia), os custos de produção mais altos do milho não favorecem o seu plantio como substituto da soja em Goiás. Prova disso é que a Conab estima um aumento de apenas 47 mil hectares na área plantada com o cereal na safra de verão -ou 14% do terreno perdido pela soja no Estado.


Texto Anterior: Produção: Só Rondônia aumenta área de soja
Próximo Texto: Expansão não ameaça floresta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.