São Paulo, segunda, 10 de fevereiro de 1997.

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CONSUMO
Vendas cresceram 2% mundialmente em 96, segundo o grupo LVMH
Fabricante de champanhe investe no público jovem

SUZANA BARELLI
da Reportagem Local

A Möet Hennessy, divisão de bebidas do grupo Möet Hennessy Louis Vuitton (LVMH), trabalha para democratizar o consumo de champanhe -tanto o importado da França como o nacional, conhecido como espumante.
``A idéia é democratizar e não banalizar o consumo da bebida'', diz Pierre Letzelter, presidente mundial da divisão de bebidas do grupo, especializado em produtos de luxo.
Ou seja, o champanhe deve continuar com a imagem de bebida requintada, mas deve ganhar novos consumidores, diz o executivo, que encerrou, na semana passada, uma visita de negócios pelos Estados Unidos, Argentina e Brasil.
Sua intenção é mostrar aos jovens o sabor da bebida e, com isso, atraí-los para consumir o champanhe. ``Estamos investindo mais em degustações e marketing.''
Somente no Brasil, o investimento em marketing em 1997 tem um aumento previsto de 128% em relação ao volume de 1996, não revelado, diz Davide Márcovith, diretor-geral da Chandon do Brasil.

Consumo mundial
Letzelter diz que o consumo mundial de champanhe cresceu 2% no ano passado -ele não revela o volume de venda ou o faturamento. As vendas dos champanhes do grupo -Möet & Chandon, Dom Pérignon, entre outras- aumentaram mais: 5%.
A participação da América Latina -a subsidiária Chandon do Brasil produz espumantes no Rio Grande do Sul e há uma unidade na Argentina- também cresceu. Hoje, os dois países são responsáveis por 30% da produção de espumantes fora da França. Há três anos, essa participação era de 18%.
``O resultado mostra que estamos conseguindo ganhar novos consumidores'', afirma.
O interesse do LVMH pelo Brasil cresceu com a estabilidade econômica desta década, diz Letzelter. Segundo ele, impostos de importação altos e público consumidor acostumado a bebidas de altos teores alcoólicos atrapalhavam o crescimento desse mercado.
``Não tínhamos descoberto o Brasil'', diz Letzelter. Em 1996, as vendas das bebidas cresceram 50% (importadas) e 25% (nacionais).

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