São Paulo, segunda, 10 de fevereiro de 1997.

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FRANCHISING
Franchising em pequenas doses

MARCELO CHERTO
Em Bay Point, na Califórnia, pertinho de San Francisco, o McDonald's implantou um projeto pioneiro de restaurante ecológico. A loja foi construída com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica em pelo menos 25% no primeiro ano de funcionamento.
Só para citar uma das dezenas de inovações: há sensores especiais que reduzem automaticamente as luzes do salão nas horas de maior luminosidade natural.
Se a experiência der certo, a tecnologia empregada passará a ser utilizada em outras lojas.


Diversos franqueadores americanos serão homenageados durante a Convenção Anual da Associação Internacional de Franchising, que acontece entre os dias 2 e 4 de março, em Orlando. Entre eles: James McLamore, fundador da Burger King, e Tony DeSio, presidente da Mail Boxes.
É sintomático que a Associação dos Franqueadores da Pizza Hut do Brasil tenha criado uma central de compras com o objetivo de reduzir os custos operacionais das franquias.
Não se trata de um fato isolado. Ao contrário, indica uma tendência. Daqui para a frente, vamos testemunhar cada vez mais casos como esse: franqueador que não cumpre adequadamente seu papel e não "entrega" aquilo que os franqueados esperam dele vai acabar atropelado por esses mesmos franqueados. Sem choro nem vela.
A Subway acaba de fechar um acordo com a Marinha dos EUA para implantar lanchonetes da marca em cerca de 40 bares e instalações navais americanas espalhados por todo o mundo.
Alguns ``sites'' Internet de empresas franqueadoras que vale a pena visitar:
Mister Pizza: http://www.misterpizza.com.br
Kwik Kopy: http://www.kwikkopy.com
Holiday Inn: http://www.holiday-inn.com

Marcelo Cherto é presidente do Instituto Franchising, professor da FGV e da Franchising University e autor de seis livros sobre franchising.
Internet: http://www.franquia.com.br.
E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

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