São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET
Provedor de acesso gratuito do grupo UOL completa duas semanas de operação
NetGratuita já tem 830 mil usuários

da Reportagem Local

A NetGratuita, do grupo UOL (Universo Online), conquistou 830 mil usuários em duas semanas de operação. Com o resultado, a empresa passa a ser o maior provedor de acesso gratuito à Internet no Brasil.
Luís Frias, presidente do UOL e da empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha, afirmou que o UOL não perdeu assinantes com a concorrência dos provedores de acesso gratuito.
Ao contrário. Segundo Frias, os resultados de janeiro, quando o acesso grátis foi lançado, só não foram melhores do que os de novembro do ano passado.
Naquele mês, o UOL reduziu o preço da assinatura mensal de R$ 35,00 para R$ 19,95, fazendo o número de novos usuários bater recorde. Hoje, o UOL conta com mais de 630 mil assinantes.
Na avaliação de Frias, o usuário da NetGratuita tem um perfil diferente daquele que costuma ter o assinante médio do UOL. É um público mais jovem e de uma faixa de renda menor.
Cerca de 70% dos usuários têm menos que 35 anos e 32% ganham entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00. Outros 27% têm renda na faixa que vai de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00.
Até o final deste semestre, o UOL deve investir US$ 15 milhões nas suas duas subsidiárias que se dedicam ao acesso gratuito: NetGratuita e BOL, que oferece contas de e-mail.
A empresa espera que o empreendimento comece a dar retorno até o início do quarto ano de operação. As receitas da NetGratuita, assim como dos outros provedores que disputam o mercado de acesso grátis, virão da venda de espaço para publicidade e do comércio eletrônico. Frias afirmou que, inicialmente, 80% das receitas virão de publicidade. Essa participação deve diminuir com o aumento de receitas originadas pelo comércio eletrônico.
Dos usuários já cadastrados na NetGratuita, 29% declararam já ter comprado alguma vez pela Internet e mais de 50% afirmaram que têm intenção de fazê-lo.
Nas próximas semanas, o UOL deve anunciar sua entrada no mercado europeu. De acordo com Frias, ainda este mês será lançado um portal na Espanha. Até março, o grupo deve estar atuando também em Portugal, onde buscará parceria com empresas de telecomunicações.


Texto Anterior: Investimentos: Brasil lidera atração de capital na AL
Próximo Texto: Trabalho: Melhora o emprego na indústria de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.