São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO TENSO

Dow Jones tem queda de 2,36%
Temor dos juros volta a derrubar NY

MALU GASPAR
de Nova York

O dia ontem foi agitado nos mercados financeiros norte-americanos, com seus dois principais indicadores fechando em queda. O Dow Jones, que re£ne as 30 principais ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, caiu 258 pontos, ou 2,36%, influenciado por sinais de aumento dos juros na economia dos EUA. Já o índice Nasdaq, das empresas de tecnologia, caiu 63 pontos ou 1,43%, numa clara reação aos ataques feitos aos sites mais populares do pa¡s nos £ltimos dias. Ainda pela manhã, funcionários do Federal Reserve, o banco central dos EUA, teriam emitido fortes sinais de que o banco deve aumentar os juros em sua próxima reunião.
O Fed já aumentou as taxas em 0,25 ponto percentual na semana passada, elevando a taxa anual de juros a 5,75%. Segundo os analistas financeiros, relatórios de lucros acima do esperado divulgados por várias empresas no in¡cio desta semana também teriam estimulado a queda, já que os acionistas optaram por vender as ações para realizar lucros.
Outro fator que influenciou a Bolsa de Nova York foi a forte queda nas ações de empresas farmacêuticas, principalmente da Merck, por causa da expiração de algumas de suas patentes.
Entre as ações de tecnologia, que também foram afetadas pelo temor de alta de juros, o principal motivo para a queda das ações foram os ataques aos sites, muitos deles de comércio eletrônico. As ações de Yahoo, Amazon, eBay e Etrade fecharam o dia em queda.
Apenas o grupo Buy.com, cujo site foi atacado ontem, no mesmo dia em que fazia sua oferta pública de ações, fechou o dia em alta de 93%.
Por outro lado, as ações das em presas de segurança na Internet, como Check Point ou ISS, tiveram um dia de altas, estimuladas por uma expectativa de maior demanda por seus serviços nos próximos meses.


Texto Anterior: Privatização: "Doações, transparentes, não constrangem', afirma Kapaz
Próximo Texto: Mercado financeiro: Realização de lucros derruba Bolsa de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.