São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2006

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MERCADO ABERTO

Conversão "digital" deve custar até R$ 100

A conversão da TV do atual padrão analógico para o digital irá custar entre R$ 50 e R$ 100 para o telespectador. Ficará nesse intervalo o preço das caixas decodificadoras (set-top box) para a conversão em seus aparelhos de TV para o padrão digital japonês.
O valor, que deve ficar em cerca de R$ 70, foi definido nesta semana nas negociações entre o governo e autoridades e empresários japoneses para que fossem acertados os detalhes da adoção do padrão de TV digital japonês (ISDB) no Brasil.
Os bancos públicos populares, como o Banco Popular e o Banco Postal, ainda irão financiar a compra das caixas decodificadoras. O preço dessas caixas de conversão sempre foi uma preocupação do governo nas negociações com os japoneses.
Inicialmente, estudos realizados pelo governo indicavam que essas caixas decodificadoras custariam muito caro, na faixa de R$ 500. Numa das últimas reuniões com o governo, os japoneses aceitaram fixar um valor abaixo de R$ 100 para tornar mais acessível à população a conversão do aparelho de TV para o padrão digital. Os japoneses também concordaram em disponibilizar a tecnologia do sistema às empresas brasileiras, o que vai ajudar a baratear o processo de conversão do padrão de TV.
Na avaliação do governo, não faria sentido a realização de um investimento superior a R$ 100 milhões para a implantação da TV digital no país se a população não pudesse ter acesso a esse novo padrão.
Há muitas chances de o presidente Lula anunciar hoje a decisão do governo de escolha do padrão de TV digital japonês para o Brasil, de acordo com o que a Folha publicou na quarta-feira. O japonês disputou com o americano (ATSC) e europeu (DVB).

VINHO DE OLIVA
Até a Páscoa, o mercado brasileiro terá à venda um lote de 49 mil garrafas do azeite extravirgem Andorinha Vintage, com grau de acidez de 0,16% -mais baixo que a média de 0,3% para o tipo. O produto foi batizado de acordo com o mesmo conceito usado para vinhos vintage, elaborados em anos de colheitas excepcionais, com azeitonas de qualidade superior. "O azeite tem a mesma riqueza que o vinho, qualidades e aromas próprios", diz o português Luís Pereira Santo, diretor do Azeite Andorinha, que veio ao Brasil para o lançamento do produto. Pereira destaca, no entanto, que, apesar de ter público cativo, ainda não há muita educação sobre o produto no Brasil. "Falta vocabulário", diz. O azeite extravirgem, que é um dos principais produtos da marca no país, teve alta de 300% em 2005.

CONVIDADOS
Pedro Malan e Fábio Barbosa (ABN) são convidados do seminário Lide (Grupo de Líderes Empresariais) da próxima terça, em SP, cujo tema será "Governança Pública e Privada com Ética e Responsabilidade Social".

ENCONTRO
Recife recebe a partir da terça que vem o 3º Encontro Nacional de Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos, promovido pela Associquim.

MAIS GÁS
O Conselho de Infra-Estrutura da CNI se reúne na próxima terça-feira para discutir a movimentação, a estocagem e a comercialização de gás natural no país. Ainda na pauta estarão as perspectivas do sistema de transporte terrestre de cargas.

NOVO PISO
A Duratex lança na próxima terça, na feira Revestir, um piso laminado de alta resistência com proteção antibacteriana.

SAIA JUSTA
O prefeito José Serra cancelou ontem a aula magna que iria proferir na próxima segunda-feira para cerca de 500 alunos da Escola de Economia da FGV-SP. O cancelamento pegou de surpresa a direção da fundação, que tinha acertado o compromisso com Serra há cerca de dois meses. A escola é um celeiro de economistas tucanos ligados a Geraldo Alckmin.

GRUPO SELETO
Silvio Matos, presidente da MatosGrey, recebeu convite de Jim Heekin, chairman e CEO da Grey Worldwide, para integrar o conselho criativo global do grupo, que busca aprimorar o trabalho criativo no mundo.

MÚSICA E ESPORTE
Dentro da estratégia de associar sua marca ao entretenimento, a Reebok no Brasil lança hoje um projeto ligado à música eletrônica para trazer ao país alguns dos principais DJs do mundo.

ESTRUTURA
Com investimento superior a R$ 1 milhão, o HSBC será o banco oficial da convenção da ONU sobre biodiversidade -a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8) e a 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP3). Pela primeira vez no Brasil, os eventos ocorrem em Curitiba de segunda-feira até o fim do mês. O projeto prevê de caixas eletrônicos a serviços como os de câmbio para as mais de 180 delegações estrangeiras.

TENDÊNCIA DE ALTA
O mercado nacional de securitização de créditos pulverizados manteve a tendência de crescimento e registrou alta de 32,7% em 2005. O volume de títulos emitidos chegou a R$ 4,92 bilhões, com predomínio de recebíveis comerciais e créditos em consignação como ativos-lastro, segundo relatório recém-concluído pela Uqbar. Entre as razões, disseminação do conhecimento no mercado, aumento dos investimentos e aprimoramento do arcabouço regulatório e jurídico.


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