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MERCADO ABERTO
Conversão "digital" deve custar até R$ 100
A conversão da TV do atual
padrão analógico para o digital irá custar entre R$ 50 e
R$ 100 para o telespectador.
Ficará nesse intervalo o preço das
caixas decodificadoras (set-top
box) para a conversão em seus
aparelhos de TV para o padrão
digital japonês.
O valor, que deve ficar em cerca
de R$ 70, foi definido nesta semana nas negociações entre o governo e autoridades e empresários japoneses para que fossem
acertados os detalhes da adoção
do padrão de TV digital japonês
(ISDB) no Brasil.
Os bancos públicos populares,
como o Banco Popular e o Banco
Postal, ainda irão financiar a
compra das caixas decodificadoras. O preço dessas caixas de conversão sempre foi uma preocupação do governo nas negociações com os japoneses.
Inicialmente, estudos realizados pelo governo indicavam que
essas caixas decodificadoras custariam muito caro, na faixa de R$
500. Numa das últimas reuniões
com o governo, os japoneses
aceitaram fixar um valor abaixo
de R$ 100 para tornar mais acessível à população a conversão do
aparelho de TV para o padrão digital. Os japoneses também concordaram em disponibilizar a
tecnologia do sistema às empresas brasileiras, o que vai ajudar a
baratear o processo de conversão
do padrão de TV.
Na avaliação do governo, não
faria sentido a realização de um
investimento superior a R$ 100
milhões para a implantação da
TV digital no país se a população
não pudesse ter acesso a esse novo padrão.
Há muitas chances de o presidente Lula anunciar hoje a decisão do governo de escolha do padrão de TV digital japonês para o
Brasil, de acordo com o que a Folha publicou na quarta-feira. O
japonês disputou com o americano (ATSC) e europeu (DVB).
VINHO DE OLIVA
Até a Páscoa, o mercado brasileiro terá à venda um lote de 49
mil garrafas do azeite extravirgem Andorinha Vintage, com
grau de acidez de 0,16% -mais baixo que a média de 0,3% para o tipo. O produto foi batizado de acordo com o mesmo conceito usado para vinhos vintage, elaborados em anos de colheitas excepcionais, com azeitonas de qualidade superior. "O azeite tem a mesma riqueza que o vinho, qualidades e aromas próprios", diz o português Luís Pereira Santo, diretor do Azeite
Andorinha, que veio ao Brasil para o lançamento do produto.
Pereira destaca, no entanto, que, apesar de ter público cativo,
ainda não há muita educação sobre o produto no Brasil. "Falta
vocabulário", diz. O azeite extravirgem, que é um dos principais produtos da marca no país, teve alta de 300% em 2005.
CONVIDADOS
Pedro Malan e Fábio Barbosa
(ABN) são convidados do seminário Lide (Grupo de Líderes
Empresariais) da próxima terça,
em SP, cujo tema será "Governança Pública e Privada com Ética e Responsabilidade Social".
ENCONTRO
Recife recebe a partir da terça
que vem o 3º Encontro Nacional
de Distribuidores de Produtos
Químicos e Petroquímicos, promovido pela Associquim.
MAIS GÁS
O Conselho de Infra-Estrutura
da CNI se reúne na próxima terça-feira para discutir a movimentação, a estocagem e a comercialização de gás natural no
país. Ainda na pauta estarão as
perspectivas do sistema de transporte terrestre de cargas.
NOVO PISO
A Duratex lança na próxima
terça, na feira Revestir, um piso
laminado de alta resistência com
proteção antibacteriana.
SAIA JUSTA
O prefeito José Serra cancelou ontem a aula magna
que iria proferir na próxima
segunda-feira para cerca de
500 alunos da Escola de Economia da FGV-SP. O cancelamento pegou de surpresa a
direção da fundação, que tinha acertado o compromisso
com Serra há cerca de dois
meses. A escola é um celeiro
de economistas tucanos ligados a Geraldo Alckmin.
GRUPO SELETO
Silvio Matos, presidente da
MatosGrey, recebeu convite de
Jim Heekin, chairman e CEO da
Grey Worldwide, para integrar o
conselho criativo global do grupo, que busca aprimorar o trabalho criativo no mundo.
MÚSICA E ESPORTE
Dentro da estratégia de associar sua marca ao entretenimento, a Reebok no Brasil lança hoje
um projeto ligado à música eletrônica para trazer ao país alguns
dos principais DJs do mundo.
ESTRUTURA
Com investimento superior a
R$ 1 milhão, o HSBC será o banco oficial da convenção da ONU
sobre biodiversidade -a 8ª
Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8) e a 3ª Reunião das
Partes do Protocolo de Cartagena (MOP3). Pela primeira vez no
Brasil, os eventos ocorrem em
Curitiba de segunda-feira até o
fim do mês. O projeto prevê de
caixas eletrônicos a serviços como os de câmbio para as mais de
180 delegações estrangeiras.
TENDÊNCIA DE ALTA
O mercado nacional de securitização de créditos pulverizados manteve a tendência
de crescimento e registrou alta de 32,7% em 2005. O volume de títulos emitidos chegou
a R$ 4,92 bilhões, com predomínio de recebíveis comerciais e créditos em consignação como ativos-lastro, segundo relatório recém-concluído pela Uqbar. Entre as
razões, disseminação do conhecimento no mercado, aumento dos investimentos e
aprimoramento do arcabouço regulatório e jurídico.
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