São Paulo, quinta-feira, 10 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reserva ajuda a reduzir risco, afirma Meirelles

DA REUTERS

A redução do risco associado aos ativos brasileiros minimiza o custo das recentes compras de dólares feitas pelo Banco Central no mercado, disse ontem o presidente do BC, Henrique Meirelles.
A autoridade monetária tem comprado a moeda norte-americana agressivamente para brecar a queda do dólar, cotado nos menores valores em mais de seis anos. Na terça-feira, por exemplo, o BC comprou cerca de US$ 1,35 bilhão no mercado por leilão, segundo operadores.
"Não há dúvida de que há custo para carregar as reservas ou para carregar posições compradas em moeda forte", disse Meirelles em entrevista a jornalistas em Londres.
"Mas isso basicamente gera uma contrapartida: a menor percepção de risco para o país. O risco para o balanço de pagamentos diminui e isso se reflete na redução do prêmio de risco de papéis brasileiros."
As reservas internacionais do Brasil estão crescendo rapidamente e, segundo Meirelles, estão em cerca de US$ 120 bilhões, a maior parte investida em ativos dos Estados Unidos.


Texto Anterior: Governo derruba país em ranking de competitividade
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Casas mal-assombradas e o PAC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.