São Paulo, domingo, 10 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para maioria, apoio do governo é insuficiente

DA REPORTAGEM LOCAL

Favoráveis ou contrários à participação do Brasil na Alca, os empresários parecem concordar quando questionados se o governo já tomou medidas ou deu informações suficientes para que as empresas melhorem sua competitividade: mais de 80% respondem que não. A maioria afirma que a melhoria das condições de competitividade das empresas brasileiras depende também da atuação do governo.
Eles avaliam que as condições de concorrência das empresas brasileiras melhoraram desde a implantação do Plano Real, em 1994, e da estabilização da economia. Para 72% dos entrevistados, as empresas ficaram em melhores condições para concorrer depois de 1994. Entre os empresários que já atuam de alguma forma no comércio exterior, 80% avaliam que suas condições melhoraram.
Apenas 16% dos empresários entrevistados afirmaram que as condições de concorrência tornaram-se piores depois da implantação do Plano Real.

Produtividade em questão
O Boletim de Produtividade Sistêmica, elaborado pelo IBQP-PR (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paraná), mostra que a produtividade da indústria de transformação brasileira, por exemplo, cresceu 48% na década de 1990. Ainda assim, dados de 1995 e 1997 indicam que a produtividade do trabalho na indústria brasileira correspondia a 36% dos índices de produtividade nos EUA no mesmo período.
A continuidade da tendência de ganhos de produtividade dependerá, segundo os técnicos do IBQP-PR, de melhorias na produtividade sistêmica: condições de infra-estrutura, gestão das empresas, grau de exigência dos consumidores brasileiros.
Para 68% dos empresários ouvidos pelo Datafolha, o governo deve ter muita participação no processo de melhoria da competitividade. O índice é maior entre as empresas de grande porte. Nesse caso, 77% dos entrevistados afirmaram que o governo deveria ter muita participação para melhorar as condições de competitividade das empresas.



Texto Anterior: Livre comércio: Empresário brasileiro quer o país na Alca
Próximo Texto: Concorrência é o maior medo dos "contras"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.