São Paulo, domingo, 10 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrência é o maior medo dos "contras"

DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas 17% dos empresários ouvidos pela pesquisa Datafolha afirmaram ser contra a participação do Brasil na Alca. Do universo dos contra, 27% dizem que o país não está preparado para concorrer em um mercado comum com todos os países americanos.
Os empresários que são contra a implantação da área de livre comércio também apontam outros motivos. Para 17%, uma abertura comercial dos países americanos acabaria resultando em monopólio de produtos produzidos pelas empresas norte-americanas.
O acordo seria, para 16%, mais favorável às empresas dos EUA -cujo PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país) corresponde a mais de 70% do PIB de toda a região, e do Canadá, que têm melhores tecnologias.
Os empresários que são contrários à Alca afirmam ainda que a entrada do Brasil na área de livre-comércio aumentará o desemprego no país (resposta apontada por 11%), fará as importações aumentarem mais que as exportações (10%) e que favorecerá mais o Canadá e os EUA, países em que a incidência de impostos sobre os produtos é menor (7%).

Negociação
Dos empresários ouvidos pelo Datafolha, 10% afirmam que sua posição com relação à participação do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas irá depender das negociações para a formação do bloco, que devem ser encerradas no ano de 2005.



Texto Anterior: Para maioria, apoio do governo é insuficiente
Próximo Texto: Empresários desconhecem riscos com chegada da Alca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.