São Paulo, Quinta-feira, 10 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo deve emitir títulos

das agências internacionais

O FMI (Fundo Monetário Internacional) deve buscar financiamento emitindo títulos da dívida no mercado, o que lhe permitirá captar mais de US$ 100 bilhões.
Essa é uma das recomendações feitas no relatório do Comitê de Bretton Woods, considerado "pai" do FMI e do Bird (Banco Mundial).
O Comitê de Bretton Woods reúne empresários, professores universitários e ex-membros do governo norte-americano signatários das doutrinas previstas no acordo que leva o mesmo nome.
O acordo de Bretton Woods, que foi firmado em 1944, criou o FMI e o Bird, com o objetivo de reestruturar as economias afetadas pela Segunda Guerra Mundial.
No relatório, o comitê diz que a emissão de títulos da dívida, prática comumente adotada pelo Bird, poderia aliviar a responsabilidade dos membros-credores do Fundo, como os EUA, que "economizariam bilhões de dólares".
O diretor-gerente do FMI, Michel Camdessus, se limitou a dizer que o Fundo não tem "urgência" para captar recursos seguindo essa fórmula. "Não vejo urgência para que o Fundo faça isso."
Por outro lado, o economista Jeffrey Sachs, da Universidade Harvard, voltou a defender maior independência dos países emergentes em relação ao FMI.
Sachs sugeriu a rápida rolagem das dívidas de curto prazo como forma de evitar novas turbulências, o que, segundo ele, "reduziria também o papel do FMI" na solução das crises.


Texto Anterior: Meta com FMI não muda, diz Parente
Próximo Texto: Confaz rejeita ICMS menor para carros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.