UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP-DI apresenta recuo de 0,70%, o maior desde setembro de 1995

ANA PAULA GRABOIS
DA FOLHA ONLINE, NO RIO DE JANEIRO

O IGP-DI (Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna) registrou deflação de 0,70% em junho, após queda de 0,67% no mês anterior, de acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Foi a maior redução de preços já apurada pelo IGP-DI desde setembro de 1995, quando a deflação chegou a 1,08%.
Os preços no varejo caíram pela primeira vez desde junho de 2000, quando houve deflação de 0,01%, e registraram a maior deflação desde novembro de 1998, quando a taxa ficou negativa em 0,19%.
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) passou de uma alta de 0,69% em maio para uma queda de 0,16% em junho. Os alimentos, ajudados pela safra agrícola e pela queda do dólar, tiveram redução de 0,80% em seus preços. Juntos com os combustíveis, cujos preços caíram 5,43%, foram os principais responsáveis pela deflação.
O coordenador de análises econômicas da FGV, Salomão Quadros, defendeu um corte na taxa básica de juros de um ponto percentual. "Vejo que há apostas de corte de dois, três pontos. Acho que é possível um ponto", disse. "A economia está desaquecida, mas não é recessão. É uma pré-recessão que pode ser revertida."
Mesmo com a queda de preços no varejo, o núcleo da inflação foi de 0,74%. Os produtos que mais influenciaram na deflação do IPC ficaram de fora do núcleo porque tiveram fortes quedas. O núcleo retira do IPC 20% das maiores altas e 20% das maiores quedas.
Os preços no atacado, medidos pelo IPA (Índice de Preços no Atacado), caíram menos em junho -1,16%, após registrar redução de 1,68% em maio.
No ano, o IGP-DI acumula alta de 4,51% e nos últimos 12 meses, de 26,94%.


Texto Anterior: Juros reais sobem com inflação menor e podem frear economia
Próximo Texto: Barril de pólvora: Furacão Claudette faz petróleo subir 2%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.